• 16 de outubro de 2021
  • Last Update 14 de outubro de 2021

Como fazer uma horta em casa

Ter uma pequena horta em casa é mais fácil que possa pensar e talvez seja a maneira mais prática de se ter alimentos frescos com baixo custo de manutenção e sem agrotóxicos. Nossa equipe da DFimoveis.com entrevistou Marcos César consultor técnico para certificação de orgânicos e manejo de cultivos, ele indicou 5 dicas para produzir em casa também separamos um manual de como fazer sua horta em casa.

Dica número 1: Iluminação é Impostante

O local para cultivar sua horta em casa deve pegar iluminação solar, pois ela ajuda com reações químicas que ajudam sua horta a ter mais saúde.

Dica número 2: Terra bem aerada

Numa profundidade a partir de 30 cm, a terra que você vai cultivar precisa estar bem aerada, cave e prepare a terra, deixe que o oxigênio entre ela vai ficar com um aspecto fofo.

Dica número 3: Misture Matéria orgânica na Terra

Matéria orgânica torna a terra mais rica para plantar e ter alimentos saudáveis, pois fornece nutrientes para o cultivo se desenvolver. Exemplos que podem ser usados. Composto orgânico, húmus de minhoca, esterco de gado. Observação para o esterco de galinha, evite ou reduza, pois é acido.

Dica número 4: Micro-organismos

Micro-organismos ajudam a fixar nutrientes no solo e fazem com que as plantas tenham mais saúde, consulte um especialista para orientações sobre qual o melhor tipo para sua cultura e onde encontrar

Dica número 5: Água, todas precisam

A irrigação é fundamental, cadas tipo de cultivo pede uma quantidade saudável de água, deixe espaço entre as plantas que você for cultivar e escolha o método de irrigação, pode ser com o regador, mangueira ou via gotejamento

Manual de como fazer sua horta em casa

  1. Separe alguns recipientes para germinar as sementes da horta, podem ser saquinhos ou embalagens, faça furos na parte inferior para drenar a água. Feito isso escolha o que será plantado. Você pode começar plantando temperos que você usa na sua cozinha!
  2. Prepare a terra como Marcos recomenda em suas dicas, aire a terra para que o oxigênio entre insira composto orgânico umidifique e deixe descansar.
  3. Deposite a terra no local reservado, fure a terra em profundidade e coloque as sementes;
  4. Pode cobrir com terra e umidificar novamente com o borrifador de água diariamente até que germine as sementes

Quando as sementes se tornarem pequenas mudas coloque elas em espaço maior para que cresçam e prosperem. Sua horta pode ter essa aparência, se inspire com alguns modelos.

Entrevistado: Marcos César, consultor técnico para certificação de orgânicos e manejo de cultivos. E-mail de contato: mstcj@hotmail.com

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *