• 21 de fevereiro de 2024
  • Last Update 20 de fevereiro de 2024

Comprar ou alugar imóvel – qual a escolha ideal?

Você está pronto para dar o próximo passo rumo à estabilidade financeira e realizar o sonho de ter sua casa própria? Ou talvez esteja considerando alugar um imóvel em Brasília e aproveitar as vantagens da flexibilidade e economia de dinheiro. Seja qual for a situação, é importante pesar cuidadosamente as vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um imóvel antes de tomar qualquer decisão.

Mas afinal, é melhor comprar ou alugar? 

Essa é uma pergunta que muitos se fazem quando estão decidindo sobre o futuro da sua moradia. No fim das contas, ao contrário do que muita gente pensa, não existe resposta certa. Cada família deve pesar as vantagens e desvantagens da compra e do aluguel, levando em consideração seu estilo de vida, suas metas e seu controle financeiro para tomar a decisão ideal para a sua realidade. 

Para te ajudar nessa decisão que vai impactar sua vida por muitos anos, o Portal DF Imóveis elencou os principais pontos a considerar na hora de responder a grande pergunta: Vai comprar ou alugar? Vamos nessa?



Economizando dinheiro

Fatores como bairro, proximidade e segurança são importantes na hora de escolher seu imóvel, mas talvez nenhum deles pese mais que o fator financeiro. Em geral, a faixa de recursos disponível para investir em moradia, seja ela própria ou alugada, é a primeira grande decisão a ser tomada no processo de escolha, e, portanto, todo mundo quer saber: como eu posso economizar mais, comprando ou alugando?

Muita gente vai ter essa resposta na ponta da língua. Ao comprar um imóvel próprio, você está fazendo um investimento, já no aluguel, o dinheiro pago não retorna a você de forma nenhuma. Assim, a compra parece sair na frente, não é? No entanto, a resposta real é um pouco mais complexa. Vamos analisar juntos?

O primeiro ponto é pensar nos eventuais custos de manutenção do imóvel. Quanto mais antigo ele for, maiores as chances de problemas elétricos, hidráulicos ou de infraestrutura surgirem. Os custos de reparos, que não costumam ser baixos, são de responsabilidade do proprietário, mesmo em imóveis alugados. Assim, se por um lado, o inquilino não tem o ganho do imóvel próprio no longo prazo, ele também se livra de eventuais custos que possam surgir de surpresa no curto prazo. 

Outro fator importante é que, no Brasil, boa parte dos imóveis são comprados através de financiamentos, o que gera taxas de juros que podem chegar a duplicar o valor final do imóvel para o comprador. Muitos analistas financeiros apontam que, para as famílias com disciplina financeira, vale mais a pena continuar no aluguel se a diferença do valor que seria pago em prestações, forem aplicadas em investimentos futuros, gerando renda com mais liquidez.  

Por fim, ainda falando sobre economia, vale lembrar o investimento inicial que a compra de imóvel exige. Além de uma entrada, compradores também desembolsam valores consideráveis com impostos na compra e venda de imóveis

Então, o aluguel sai na frente no final das contas, certo? Errado! A compra oferece ainda outras vantagens financeiras para além do acúmulo de patrimônio: imóveis são considerados alguns dos investimentos mais seguros, com alto poder de valorização. Se bem escolhido, seu imóvel pode ser, além do seu lar, um excelente investimento!

Estabilidade financeira e tranquilidade

Até aqui, falamos muito sobre dinheiro. No entanto, na hora de decidir entre a compra e o aluguel, não é só ele quem manda! Comprar um imóvel é também sobre investir hoje em uma tranquilidade e estabilidade para o futuro. Um imóvel próprio e quitado é sinônimo de um boleto a menos no final do mês, e que boleto! Segundo o G1, quem não tem imóvel próprio desembolsa, em média, 31% da renda familiar com o pagamento. Para quem quer se livrar desse custo, ainda que no longo prazo, a compra do imóvel próprio é o caminho! 

Que tal pensar na aposentadoria, por exemplo? Segundo o Correio Braziliense, 73% dos brasileiros reduzem o padrão de vida quando param de trabalhar. Se, até lá, você já tiver quitado seu imóvel, já tirou do caminho o maior peso do orçamento, e pode aproveitar a melhor idade sem a preocupação de morar bem. 

Ponto para a compra! 

Confira também: Preço do m² dos imóveis em Brasília

Flexibilidade para viver como você quiser

Nem todo mundo gosta da ideia de criar raízes tão profundas, de escolher um lugar para viver por tanto tempo. Na era dos nômades digitais, que vivem e trabalham de qualquer lugar do mundo, muita gente prefere a liberdade e flexibilidade à estabilidade de um imóvel próprio, que pode dar a sensação de te amarrar a um lugar só. 

Para essas pessoas que têm a vida mais flexível, o aluguel é o modelo ideal. Mudou de trabalho e quer morar mais perto do escritório? Hora de se mudar para o início da norte. Entrou na onda fitness e quer morar perto do parque? Corre para a Asa Sul. Sua golden retriever teve 8 filhotes? Melhor procurar uma casa no Park Way! 

A liberdade e flexibilidade de, em pouco tempo, mudar completamente onde e como você vive, é talvez um dos maiores benefícios de viver de aluguel. Isso, aliado a um bom planejamento financeiro, é ponto para o aluguel, sem dúvidas!  

Veja também: 5 dúvidas frequentes na hora de alugar um Imóvel

Comprando ou alugando em Brasília

Já deu para ver que a disputa é acirrada, não é? Tanto compra quanto aluguel trazem benefícios, e exigem planejamento e preparação. Para deixar um pouco mais complexo, é importante lembrar que estamos em Brasília! Nosso quadradinho tem um mercado imobiliário aquecido, com imóveis em constante valorização. Em 2022, tivemos, inclusive, a melhor valorização de imóveis do país, com o valor dos imóveis chegando a subir 16,77%! 

Mais um pontinho para a compra, aqui!

Por outro lado, os novos bairros da capital, como o Noroeste, e a renovação de espaços, como a W3 Sul, tornam a cidade sempre nova para quem gosta de explorar, e nada melhor do que viver em diferentes bairros e regiões para conhecer a fundo a capital.

Eu ouvi ponto para o aluguel?

No final das contas, a decisão de comprar ou alugar um imóvel em Brasília depende do seu estilo de vida e objetivos financeiros. Quem busca estabilidade e investimento a longo prazo, tem na compra de um imóvel a opção ideal. Por outro lado, se flexibilidade e economia são importantes para você, o aluguel pode ser uma excelente alternativa, além de proporcionar investimento em outros projetos pessoais.

Seja qual for o caso, você encontra mais de 50 mil imóveis por todo o quadradinho no maior portal de imóveis do DF, o www.dfimoveis.com.br   

Related Articles