• 28 de fevereiro de 2024
  • Last Update 26 de fevereiro de 2024

Núcleo Bandeirante: A história da cidade pioneira de Brasília

A cidade mais tradicional de Brasília está completando 62 anos de existência nesta semana e a DFimoveis.com vem trazer um contexto histórico para mostrar a importância dessa Região Administrativa para os brasilienses.

O Núcleo Bandeirante nasceu junto com Brasília, mas só foi oficializada como Região Administrativa em 1964. Nesse período de quatro anos que antecedeu a oficialização, o Núcleo Bandeirante era um centro comercial e recreativo para quem estava trabalhando na construção da nova capital, conhecido como Cidade Livre. A cidade foi implantada em 16 de dezembro de 1956 como um núcleo provisório durante a construção de Brasília e transformou-se em cidade-satélite, segundo os dados do arquivo público do Distrito Federal.

Mercado Central do Núcleo Bandeirante

A estrutura da cidade foi sendo melhorada pelos anos 60 e na década seguinte quase tudo estava urbanizado. Desde 1989, a Candangolândia e o Riacho Fundo eram parte da RA, mas a partir de 1994 elas foram divididas. Hoje fazem parte do Núcleo Bandeirante os setores: Núcleo Bandeirante Tradicional, Metropolitana, Setor de Mansões Park Way, Setor Industrial Bernardo Sayão, Setor de Postos e Motéis Sul (EPIA), Setor de Postos e Motéis Sul (Rodovia Brasília/Anápolis- EPNB), Setor Placa da Mercedes, Área de Desenvolvimento Econômico, Núcleos Rurais Vargem Bonita, Córrego da Onça, Colônias Agrícolas NB1, NB 2, Coqueiros, Arniqueira (parte) e Bernardo Sayão. 

Além disso, os principais pontos turísticos do Núcleo Bandeirante são: a Casa do Pioneiro, a estação ferroviária Bernardo Sayão, Paróquia Dom Bosco e Museu Vivo da Memória Candanga. 

Mas, e em relação à moradia?

Desde sua implantação, a RA cresceu muito. Cerca de 99,27% da população é alfabetizada. Tem 48 linhas de ônibus e postos de segurança e saúde que atendem bem à população. Portanto, é um bom lugar para se morar e a Dfimoveis.com tem mais de 129 apartamentos e 96 casas a venda na região.

Related Articles