• 25 de maio de 2022
  • Last Update 24 de maio de 2022

Vantagens de morar perto de área verde

O mundo começou a se tornar globalizado desde o início do século XIX, desde então, a urbanização foi se intensificando e as grandes cidades foram construídas rapidamente. Morar mais próximo ao centro se tornou prioridade para muitas famílias, tanto que a migração do campo para cidade com a globalização foi grande, já que as pessoas estavam em busca de trabalho e um local mais próximo de comércios, shoppings, entre outros. Entretanto, com essa perspectiva ainda em vigor, algumas pessoas começaram a optar pela moradia mais próxima de árvores, parques ecológicos, bosques; e diante disso surge o seguinte questionamento: quais vantagens existem em morar perto de área verde? Vamos responder essa pergunta aqui.

1- Controle de temperaturas

Uma das primeiras vantagens certamente é essa. O clima em grandes cidades, geralmente em decorrência dos edifícios, asfalto e poluição é mais quente que o clima de uma área mais próxima ao ambiente campestre. Isso ocorre porque os prédios retém muito calor durante todo o dia e liberam pela noite, e o asfalto e  a poluição intensificam isso ainda mais.

Já em locais mais próximos de árvores, bosques e áreas verdes, não existe esse problema porque as plantas auxiliam na umidificação do ar, pois elas liberam vapor de água na atmosfera durante o processo de evapotranspiração e fornecem a sombra em locais que podem esquentar muito durante o dia. Todo esse processo ameniza a temperatura dos locais próximos dessas áreas.

2- Qualidade de vida e bem-estar

Geralmente em locais com muitos prédios ao redor a quantidade de pessoas com doenças respiratórias também é grande. Por isso, ao optar por morar ao lado ou perto de área verde o bem-estar e a qualidade de vida melhora muito mais, já que, lugares como esses não são tão propícios para o procriação doenças respiratórias. Como citamos no tópico anterior, a temperatura é outra e automaticamente o ar também, pois este se torna mais úmido o que beneficia na oxigenação do local e consequentemente o torna melhor de ser habitado do que o centro da cidade.

3- Diminui o estresse

Muitas pessoas quando chegam do trabalho idealizam um ambiente calmo, arejado e com belezas naturais ao redor para descansar, certo? E é exatamente por isso que residir a pequenas distâncias de áreas verdes faz bem, porque a taxa de ansiedade e estresse diminui.

Isso acontece porque as pessoas preferem lugares mais quietos quando buscam por paz e tranquilidade. Assim, determinados hormônios de nosso organismo que provocam o bem-estar são motivados quando nos encontramos nesses tipos de situações, onde a paz, descanso e diversão são protagonistas.

4- Lazer diferenciado

As pessoas que moram no meio urbano por vezes para conseguir um local para curtir o lazer com a família ou amigos usam o carro para se locomover até o local desejado, que em alguns casos é um ambiente de área verde, um parque, bosque, entre outros. Quando se mora na proximidade de áreas verde não é necessário se locomover grandes extensões para chegar em um local bom para fazer um piquenique, passear com os familiares ou comemorar algo.

Em locais como esses é possível praticar esportes, fazer caminhada, descansar e curtir uma boa sombra abaixo de uma árvore. Por isso é bom residir em condomínios com áreas verdes, apartamentos próximos a elas ou até mesmo comprar uma casa perto desses ambientes.

No Portal da DF Imóveis te ajudamos a encontrar os melhores imóveis próximos a áreas verdes e de acordo com sua preferência. Acesse nosso site e confira!

Related Articles