• 18 de março de 2024
  • Last Update 18 de março de 2024

Morar em São Sebastião é bom?

Por meio da Lei Nº 467/93, foi criada a 14º Região Administrativa do Distrito Federal, São Sebastião. Anteriormente, as terras que abrangem a região pertenciam às fazendas Taboquinha, Papuda e Cachoeirinha.

Essas terras, durante a construção de Brasília, foram ocupadas e instalaram-se olarias – local destinado à produção de objetos que utilizam barro ou argila como matéria-prima. Depois, a área foi arrendada pela Fundação Zoobotânica do Distrito Federal.

Mais tarde, apesar das olarias desativadas, os moradores da região permaneceram no local e expandiram o vilarejo. Além disso, as invasões de áreas públicas aumentaram também com a intensificação da migração.

Atualmente, a Região Administrativa possui vários bairros, entre eles, o Jardim Mangueiral, o Residencial Vitória e o Morro da Cruz – estes dois últimos não foram criados oficialmente, mas já existem na prática.

Veja abaixo algumas informações que separamos para você saber como é morar em São Sebastião.


Caracterização da População Urbana

São Sebastião 100.161 possui habitantes. Do total, 50,25% da população são mulheres, enquanto 49,75% são homens.

Em relação à idade, os moradores que possuem entre 25 a 39 anos são maioria, representando 22,18%; em seguida, está o grupo de 19 a 24 anos, com 12,45%.

No que se refere ao estado civil, 51,60% dos habitantes são casados ou estão em uma união estável. Em seguida, estão os solteiros, que representam 40,83% da população.



Características dos Domicílios

A região possui 29.023 domicílios urbanos. E, com o total de 100.161 habitantes, a média de moradores por domicílio é de 3,46.

Além do mais, existem 26.907 casas e 777 apartamentos. No Portal DFimoveis.com você pode encontrar 19 imóveis para venda e 8 para aluguel. Confira.



Tempo de Moradia

A maioria da população reside na região em um período de 15 a 24 anos (32,57%). E ainda, 38,77% moradores vieram de outra Região Administrativa.



Renda Domiciliar Média e Renda Per Capita

A renda domiciliar média da população de São Sebastião é de R$ 3.264,00. Além disso, a renda per capita é de R$ 985,18.



Instrução e Trabalho

São Sebastião é uma região com o índice de instrução baixo. A taxa de alfabetização é de 97,53%. Os que possuem ensino fundamental incompleto são maioria (38,85%), seguidos dos que possuem ensino médio completo (21,78%).

Dentro da RA, 70,91% da população não estuda. Entre os que estudam, 24,02% frequentam instituições de ensino público. No entanto, apenas 5% dos estudantes estão matriculados em escolas particulares.

Os que exercem alguma atividade remunerada representam 52,42%. Já o restante da população se divide entre estudantes (20,47%), aposentados (7,07%%) e os que não possuem atividade remunerada (1,89%).

Além disso, o principal setor de atividade é o comércio (37,17%), em seguida, o setor de serviços gerais representa 12,69%.



Educação

A estrutura educacional de Santa Maria é composta por:

  • 3 Centros de Educação Infantil;
  • 7 Centros de Ensino Fundamental;
  • 1 Centro de Ensino Médio;
  • 3 Centros Educacionais;
  • 11 Escolas Classe;
  • 1 Centro Interescolar de Línguas.


Transporte

O principal meio de transporte da região é o ônibus, no qual 52,25% da população utiliza. Em seguida, 25,75% dos moradores utilizam automóvel para se deslocarem.

A RA não possui estações de metrô. Contudo, há 46 linhas de ônibus para atender a população.



Saúde

A região conta com 1 Unidade de Pronto Atendimento e 18 Unidades Básicas de Saúde.

No caso dos Centros de Atenção Psicossocial, não há nenhum na região, mas algumas unidades atendem os moradores de São Sebastião. Confira:

  • CAPS II Paranoá;
  • CAPS AD Itapoã;
  • CAPS AD III Rodoviária;
  • CAPS I Asa Norte.


Cultura e Lazer

Um dos principais símbolos da cultura em São Sebastião atualmente é a Casa Frida. Em homenagem à artista mexicana Frida Kahlo, o espaço acolhe mulheres da região e diversas atividades culturais.

Com a estrutura de uma casa, sendo a garagem e o quintal os mais utilizados para as atividades. No entanto, caso seja necessário, os quartos podem ser utilizados para ajudar pessoas em situação de risco. Assim, a Casa Frida é um verdadeiro lar que hospeda a arte local e toda a comunidade.

Gostou de São Sebastião? Encontre seu imóvel através do Portal DF Imóveis.

Referências:

Related Articles

1 Comment

  • FALCAO , 17 de janeiro de 2020 @

    MEU NOME E FRANCISCO H. FALCAO, MORO AQUI EM SAO SEBASTIAO DF HA QUINZE ANOS E NAO ME ARREPENDO. PELO CONTRÁRIO, AMO MINHA CITY. TIVE VARIAS OPORTUNIDADES DE ME MUDAR DAQUI MAS NAO QUIS TROCAR O CERTO PELA DUVIDOSO. DETALHE: ELA FICA PERTO DE TUDO. VENHA FAZER PARTE DESSE POVO FELIZZZZ… !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *