Webinar: CRECI-DF e DFimoveis

Webinar: CRECI-DF e DFimoveis

Promoções, fomento e perspectivas do mercado imobiliário

Banner chamada para webinar

Mais um vídeo da Websérie ocorreu na manhã desta terça-feira (19). O webinar promovido pela DFimoveis.com e CRECI-DF (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Distrito Federal) foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e realizado através do Zoom. Esta edição, trouxe, além de informações sobre o mercado imobiliário, uma promoção para corretores autônomos do DF. Todos os conteúdos transmitidos pela DFimoveis.com e CRECI-DF, possuem o intuito de qualificar e capacitar a categoria para o enfrentamento da crise e pandemia do COVID-19.

O episódio contou com a presença do apresentador, presidente do CRECI-DF, conselheiro ASCOP, COFECI e SENAC, Geraldo Nascimento; o mediador, CMO-DFimoveis.com, Marcelo Ramos; diretor secretário do CRECI-DF, advogado e corretor de imóveis; Diego Gama, superintendente CRECI-DF administrador e gestor público, Tiago Goes e o diretor tesoureiro CRECI-DF, economista, corretor e perito avaliador, Acher Rodrigues .

Ações perante o COVID-19

Assim como as demais empresas do setor, para a saúde e segurança de todos(as), o Conselho está agindo e mantendo sua rotina de trabalho pelos meios digitais. Funcionários e diretoria estão de home office. O presidente Geraldo Nascimento, diz que os resultados estão sendo excelentes e que o mercado tem reagido bem. “Nós temos respondido pelo FalaBR, mecanismo utilizado para atender todo o público e demandas. Todas as questões que tiverem serão respondidas imediatamente por um departamento competente. Podem mandar e-mail ou entrar no FalaBR que será respondido quase que imediatamente.”

Diego Gama acrescenta que a plataforma de cursos EAD do CRECI estão funcionando normalmente e as inscrições vão até o dia 20. “O plano de ação, está sendo mesclado com o home office e as cautelas necessárias. Assim que possível, disponibilizaremos os serviços presenciais aos poucos. Desde o início da gestão implementamos a digitalização e aceleramos isso com o corona. Já demos início a implementação de julgamentos digitais e a tendência é eles aumentarem e serem mais aprimorados”, diz Diego.

Geraldo diz que não estão planejando abrir fisicamente por enquanto, mesmo se o governador liberar.

Capacitação profissional

A CRECI-DF tem atuado para capacitar os corretores, dar qualidade, profissionalismo e retorno financeiro neste período. Tiago Goes aponta que “ a nossa intenção é estar passando o máximo de informação, para tranquilizar e mostrar que temos estrutura e um mercado robusto, capaz de enfrentar esse momento e voltar mais aperfeiçoado após ele.

Acher Rodrigues acrescenta que o CRECI apoia, treina e ensina, porque faz parte do complexo de responsabilidade deles. Ele apontou dois cursos importantes para corretores: peritos judicial e avaliação. “Dentro da avaliação, o corretor terá uma credibilidade e uma segurança para passar pro seu cliente o valor real de mercado, não o que ele acha que é.”

Acher ainda diz que “os desafios são muitos, mas tudo o que um desafio impõe, nos força a achar uma solução, nós crescemos com isso, a qualificação fica melhor”.

Um corretor tem que entender de mercado de capitais, de investimento, direitos familiares, documentação, construção civil, engenharia e arquitetura. Um monte de qualificações que precisam se preocupar e melhorar a cada dia. Em cima disto, é de suma importância que o profissional esteja sempre atrás de capacitação.

Fomentos

Durante o webinar, foi apresentado as explicações sobre a promoção criada pela CRECI em conjunto com a DFimóveis. Fundamental para o fomento da categoria de corretores imobiliários, Marcelo Ramos espera que a promoção atenda os corretores mais necessitados neste momento, “que eles consigam fazer suas vendas, prover os seus rendimentos e quitar suas dívidas.”

Os participadores falam sobre o termo de cooperação realizado entre a CRECI e a DFimoveis.com para garantir a legalidade e prevenção de um ambiente saudável, de acordo com os preceitos éticos do mercado imobiliário. Existirá um fiscal, para analisar a veracidade e confiabilidade de anúncios no portal.

A partir de uma crítica realizada em cima de um anúncio, por um usuário, o anunciante terá até cinco dias para corrigir. Caso o anunciante não ajuste as informações, o CRECI irá fiscalizar. Marcelo conta que “o objetivo é estabelecer uma base de conteúdo limpa e de confiança.”

O CRECI-DF tem planos também, de criar o “selo de qualidade profissional”. Inicialmente será disponibilizado apenas para imobiliárias e após para corretores.

Acher apontou, durante o debate, duas visões para corretores junto ao conselho. A primeira é ele estar apto a atender o cliente, “foi liberado agora, a carteira digital do corretor de imóveis. Diante do cliente ele consegue abrir e apresentar a sua carteira para mostrar aptidão.” Foi liberado para a sociedade, através do site do CRECI a visualização da certidão do corretor, é aberto e público.

Já em uma visão mais financeira Acher diz que o objetivo é trazer o corretor a legalidade junto aos órgãos federais. O trabalho é voltado para corretores se transformarem em pessoa jurídica. Os benefícios de tal ação foram apresentados durante o webinar.

Diego Gama fala sobre o que o CRECI fez para os corretores em termos práticos: desenvolveu um projeto junto ao BNDES de fomento de crédito pro corretor. Desenvolveu um projeto, via terracap, para estimular a venda de imóveis da Terracap através de corretores de imóveis. Buscou a venda dos imóveis da União através do corretores de imóveis. “Nosso tesoureiro está trabalhando incansavelmente para buscar parceria para as empresas se regularizarem”, diz Diego.

Realizaram também, uma parceria com o Poupex. Melhoraram o convênio com a caixa, para que os corretores possam vender cada vez mais, imóveis da caixa. Fizeram um projeto de lei que hoje tramita na Câmara Legislativa como PL 1165 de 2020. A PL reside na redução de alíquota de ITBI ( Imposto de Transmissão de Bens Imóveis ), para transações imobiliárias de compra e venda, feita com intermediação do corretor de imóveis e diversos outros pontos positivos para a categoria.

Mercado imobiliário

Como colocado, os contatos estão muito mais assertivos, as possibilidades de fazer negócio estão muito maiores. Os cartórios estão todos funcionando e a caixa também está dando todo apoio. A digitalização e a permissão da assinatura digital pelos cartórios trarão facilidade para os processos.

Colocaram em pauta a necessidade de o corretor se tornar pessoa jurídica por conta da facilidade e benefícios oferecidos. “Hoje a caixa econômica está abrindo crédito, preferencialmente para pessoas jurídicas. A poupex no mesmo sentido, fomenta a partir de pessoas jurídicas. Algumas oportunidades foram apontadas para os corretores, dentre elas relacionadas a imóveis da União e da Caixa.

Diego conta que as incertezas começam a ser dissipadas. Introduz que “qualquer exercício de futurologia seria leviano, mas temos algumas certezas. Nós não deixamos de trabalhar, negócios não deixaram de acontecer.”

A estimativa para o mercado em 2020 discutida e apontada por gráficos, mostra que o mercado imobiliário, pode ter um aumento ainda melhor do que o do ano passado. “Dos 174 bilhões que a caixa destinou para o crédito imobiliário, 50 bilhões, foram utilizados durante este período de pandemia. Foram 50 bilhões de contração de empréstimos. Muita coisa pode mudar com a pandemia, mas as necessidades humanas, elas não mudam”, aborda Diego.

Concluíram que diversas pessoas que tinham ações na bolsa, estão migrando para investimentos em imóveis, por conta da segurança e rendimento. Dados sobre a bolsa foram apresentados para comparar com o cenário atual e mostrar o que será benéfico para o mercado imobiliário. Diego Gama aponta, “nós nunca experimentamos taxas de juros tão baixas quanto a da atualidade. O momento de comprar, pra quem vai financiar é agora. Para quem tem um dinheiro guardado, não precisa comprar agora, mas para quem vai financiar, este é o momento”, finalizou Diego.

Assista na íntegra:

webinar no youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *