• 7 de dezembro de 2021
  • Last Update 7 de dezembro de 2021

O poder por trás de uma boa avaliação de imóveis

avaliação-de-imóveis

O corretor de imóveis experiente sabe o quanto é essencial realizar uma avaliação de imóveis precisa do valor do imóvel. Um imóvel que é bem avaliado proporciona um aumento exponencial das chances de ser negociado rapidamente. A avaliação é um dos primeiros fatores num processo de transação imobiliária por isso é necessário cuidado e atenção.

Com o surgimento da internet, é comum ver clientes apresentando preços definidos para a venda de um imóvel, decidido através de uma simples pesquisa no Google. Em geral, tais valores pré-definidos adotados por clientes estão completamente fora da média real do mercado imobiliário, prejudicando o processo de transação. Para alcançar um valor realmente justo e competitivo, Pedro Henrique um especialista em transformação digital no mercado imobiliário no Brasil, diz ser imprescindível realizar uma avaliação de imóveis precisa.

Como ser um expert em avaliação de imóveis?

A partir de uma boa avaliação de imóveis, é possível conseguir uma série de benefícios, desde a determinação do valor real de um imóvel até a aquisição de crédito em instituições bancárias.

Existem várias maneiras de se avaliar um imóvel, porém, aqui separamos os três tipos de avaliação de imóveis mais aplicadas e eficazes e que poderão te ajudar no cotidiano, citando os pontos positivos e negativos de cada uma delas:

Parecer técnico de avaliação mercadológica

Sem dúvida essa é a forma mais correta e precisa de se chegar na avaliação do imóvel. É necessário que o corretor tenha a certificação CNAI e possua um método muito complexo e eficiente.

Um dos principais pontos negativos desta avaliação é o valor, pois a maioria dos proprietários não está disposto a pagar por esse trabalho. Ademais, requer um grande investimento de tempo, por ser uma avaliação complexa requer uma dedicação maior e toma bastante tempo do corretor.

Avaliação Individual

É mais rápida e prática. Baseada geralmente no corretor mais experiente ou diretor que tem realmente o domínio daquela região. Existem corretores em um nível tão avançado que só de ver o imóvel ele já sabe o valor da avaliação (na cabeça dele as informações são processadas rapidamente, como: localização, valores, amostras, negócios realizados, etc). Porém é uma forma muito centralizada de trabalho, pois torna o processo muito dependente de apenas uma pessoa. Além disso, como é baseada em feeling, fica bem alinhada à subjetividade do avaliador.

Avaliação da Equipe

É baseada no consenso de uma equipe sobre o valor do imóvel, o que evita a subjetividade. O valor é definido levando em conta a experiência de mais de um corretor e quando a equipe avalia o imóvel e o valor ofertado está compatível com avaliação há um enorme engajamento com o resultado (venda ou locação), pois eles acreditam que o imóvel será vendido ou alugado. Assim o entusiasmo aumenta substancialmente.

Principais vantagens em ter um boa avaliação de imóveis:

  • Comprovação embasada para a elaboração de inventários;
  • Resguardo em caso de questionamentos quanto ao valor;
  • Uma avaliação de imóveis pode servir como prova em caso de processos judiciais.

É importante destacar que não dá para avaliar um imóvel sem comparar as “amostras” do que foi vendido ou alugado nas proximidades, e quanto maior for sua massa de informações mais precisa será a avaliação.


Buscou, achou. Encontre os melhores imóveis para Comprar ou Alugar no Portal DFimoveis.com

Related Articles