• 15 de julho de 2024
  • Last Update 15 de julho de 2024

Quarto minimalista: 8 dicas de como criar o seu

O estilo minimalista é baseado na simplicidade. Deste modo, a mobília reduzida, simples, a valorização da comodidade e do conforto são fundamentais para este estilo. Em troca, busca-se a valorização e destaque daquilo que é essencial ao dia a dia. O minimalismo pode deixar seu quarto bem mais aconchegante, espaçoso e harmônico. Pensando nisso, fizemos uma lista com algumas ideias para te inspirar na hora da decoração. Confira as dicas que a redação da DFimoveis.com trouxe para você.

1. Cores de forma estratégica

As cores são toques especiais da decoração minimalista, podendo transformar totalmente o ambiente. Para que o seu quarto fique mais elegante e com uma sensação de que é mais espaçoso, aposte nas cores claras, como o branco. Cores frias ou básicas, como o cinza, bege (e suas variações), também são ótimas escolhas e deixam o ambiente mais moderno.

2. Uma boa iluminação faz a diferença

Apostar na iluminação natural deixará o quarto com um aspecto mais limpo, agradável, além de reduzir consideravelmente o uso de energia. Por isso, janelas amplas ou de vidro são muito utilizadas no estilo minimalista. Já para o período da noite, usar luminárias com formatos mais simples e geométricos, com lâmpadas de LED, será uma boa escolha.

3. Móveis e pisos de madeira

Além de ser um elemento natural bastante funcional, a madeira traz harmonia e modernidade ao local, sendo bastante utilizada nos espaços minimalistas. Aqui a chave é dar preferência para móveis (como mesa, cadeira, cabeceira) ou pisos nas cores mais claras e de texturas simples.

4. Linhas retas e traçados geométricos

Outra característica desse estilo é a decoração com linhas retas ou em traçados geométricos, tendo em vista que trazem leveza, sofisticação e sensação de que está tudo em ordem. A partir disso, procure investir em móveis que possuem esses traços, podendo inserir esse estilo até mesmo nas paredes.

5. Tapetes trazem aconchego

Além de bonitos, são extremamente aconchegantes. Investir em um tapete poderá dar aquele charme a mais, sendo uma ótima escolha para a decoração do seu quarto. Tapetes finos e de cores suaves ou neutras são ideais para deixar o ambiente bem minimalista.

6. Invista em uma boa roupa de cama

Uma coisa é certa: a cama chama muito a atenção em um quarto! Afinal, ela é um dos itens principais e que se destaca no lugar. Por isso, escolher uma roupa de cama confortável, de tons neutros e, de preferência, sem estampas, deixará seu quarto mais elegante e no estilo minimalista. Caso opte por estampas, prefira as discretas que possuem traçados geométricos.

7. Organização é essencial

A limpeza em dia é de suma importância para o ambiente, pois permite a sensação de relaxamento e conforto. Não adianta apostar na decoração e não manter o quarto organizado no dia-a-dia. Bônus: Na decoração minimalista, menos é mais! Se desapegar da acumulação de objetos é algo típico desse estilo.

8. Plantas podem dar um toque final

Plantas darão vida e beleza ao seu quarto, além de trazer uma sensação de tranquilidade e demonstrar personalidade. Dessa forma, o segredo é colocá-las em vasos que combinem com o estilo: de metal ou concreto, com cores claras e neutras, dando um destaque maior para as plantas.

Dicas para seguir o conceito

  • Um dos primeiros passos é desapegar,  doar, vender ou trocar tudo o que não estiver sendo utilizado. 
  • Opte por móveis práticos, fáceis de manter e valorize os espaços vazios.
  • Na decoração minimalista, menos é mais. 
  • A limpeza em dia, é de suma importância, ela permite a sensação de relaxamento e conforto, típicas desse estilo. 

Gostou? DFimoveis.com Busque agora pelo seu LAR!

Leia também: Dicas: Como escolher as luminárias certas

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *