• 7 de dezembro de 2021
  • Last Update 7 de dezembro de 2021

O que verificar antes de comprar um imóvel usado?

QUESTION

Comprar um imóvel ideal e de acordo com seu gosto é um ponto essencial na hora da escolha, principalmente se ele for usado. Nesse caso existem diversos fatores que são necessários serem considerados, já que essa decisão virá acompanhada de investimento.

Antes de escolher o apartamento ou a casa usada pense na localidade em que você quer que esse imóvel esteja. Dependendo de onde ele estiver, como dito em nossa matéria anterior, seu valor sofrerá variações.

  • VOCÊ PRECISA PENSAR NO QUE É IMPRECINDÍVEL PARA VOCÊ.

Esse é um fator de suma importância porque sua compra precisa levar em consideração seus gostos, se você gosta mais de uma área de lazer por perto, se tem preferência por condomínio fechado, se prefere morar mais no centro ou mais no interior, se gosta mais de uma localidade silenciosa, se quer um imóvel com varanda, garagem ou quintal. É bom fazer o levantamento também do tanto que você pode e tem pretensão de gastar, até porque, caso escolha um condomínio, deve checar as taxas que os moradores pagam.

  • ESTEJA ATENTO AOS DETALHES DO IMÓVEL.

Quando for realizar a visita ao imóvel preste atenção aos detalhes de toda sua estrutura, olhe as paredes para ver se tem infiltrações, rachaduras; veja se encontra-se em bom estado. Por exemplo, caso a parede tenha machas ou bolhas de tintas é possível que as paredes do imóvel estejam úmidas e isso não é um bom sinal.

Sobre a rede elétrica, certifique-se se existem disjuntores distribuídos entre os cômodos. Esse fator é essencial de checar tendo em vista que, caso ocorra um curto-circuito em um cômodo, esses aparelhos se desarmam e evitam danos no restante do apartamento.

  • FINANCIAMENTO OU PAGAMENTO À VISTA?

Verifique como se encontra seu orçamento e baseie sua compra nisso. Caso opte pelo pagamento à vista, muitas vezes o proprietário do local está disposto à negociações e o valor final pode até chegar a ser menor que o valor que foi divulgado anteriormente.

Já no financiamento o benefício é que o comprador pode utilizar seu saldo do FGTS na compra do imóvel, o que ajuda em muitas situações, principalmente se o imóvel for a sua primeira compra imobiliária. Dependendo de como for realizar o pagamento, pense no que é mais rentável para o seu bolso.

  • DOCUMENTAÇÃO ESTÁ EM DIA?

Já abordamos em muitas matérias por aqui sobre o quanto é essencial que o imóvel tenha suas documentações em dia. Isso porque durante uma negociação, se esse fator não for levado em consideração, quem sai no prejuízo é quem adquiriu o imóvel.

Ainda, enfatizamos aqui que o contrato de compra e venda não transfere propriedade. Dessa forma, mesmo que você pague pelo imóvel, não será possível vendê-lo, por exemplo. Esse é um dos riscos de comprar diretamente com o proprietário, pois nem sempre o indivíduo que vende tem autoridade jurídica para isso. O imóvel pode ser motivo de disputas judiciais, pode estar alienado, não ter documentação na prefeitura, etc. Fique sempre atento!

Related Articles