• 27 de fevereiro de 2024
  • Last Update 26 de fevereiro de 2024

Meu lar é onde você está: Qual o melhor tipo de imóvel para morar com aves?

Aves são decididamente bichos de estimação muito exóticos, mas que estão ganhando espaço no gosto dos brasilienses. Cerca de 5% da população da capital tem aves como animais domésticos e a tendência é aumentar. Então, hoje a DFimoveis.com traz algumas dicas de como achar o tipo de imóvel ideal para viver com conforto com seu amiguinho de penas.

Restrições

A princípio não existem restrições para morar com aves. Diferente dos gatos e cães, elas se adaptam facilmente em quase todos os ambientes e às pessoas ao seu redor. Apenas alguns cuidados devem ser tomados em relação ao imóvel para evitar problemas posteriores.

Casa

No DF a maioria dos portadores de aves não precisam de registro. São mais comuns as calopsitas, periquitos, cacatuas e papagaios, que apesar de serem considerados animais exóticos, podem residir em qualquer lugar desde que sejam bem cuidadas.

As maiores, cacatuas e papagaios, são pássaros mais “tranquilos”, eles não se assustam com facilidade e por isso são aves melhores para o convívio em casas. Se você pretende morar de aluguel, verifique se é possível colocar tela no quintal para evitar que seu amigo fuja.

As calopsitas e periquitos, por outro lado, são pássaros que se assustam com facilidade e se perdem sem conseguir voltar. Por serem animais prioritariamente domésticos, eles não sabem viver na natureza e acabam virando presas de aves maiores. Portanto, se quiser ter pássaros de pequeno porte numa residência maior, é importante mantê-los dentro de casa e ter cuidado com as janelas abertas e as gaiolas também.

As telas servem para não permitir que sua ave escape mas também ajuda a prevenir acidentes com gatos. A bela cantoria atrai felinos e para não ter problema com isso, telas que geralmente são usadas para galinhas podem ser usadas nesse caso e mantém seu passarinho a salvo mesmo se você esquecer a janela ou a porta do quintal abertos.

Apartamentos

Mas será que posso morar com minha ave em apartamentos? Bom, aí depende. Alguns condomínios não aceitam esse tipo de animal por causa do barulho que eles costumam fazer logo cedo e que acaba atrapalhando os vizinhos. Por isso, se você pretende morar de aluguel, verifique com seu senhorio a respeito disso para não ter problemas mais tarde.

Não se esqueça que aves são animais muito sociais e gostam de conversar, cantar e interagir. Se o apartamento não for a prova de som você pode receber algumas reclamações e até multas.

Se você costuma deixar seus pássaros soltos, o apartamento é realmente uma boa escolha. Apenas mantenha brinquedos para evitar que os pequenos destruam suas paredes.

Seja onde for, a melhor opção é onde seu bichinho esteja confortável e bem protegido.

Related Articles