Taxa básica de juros Selic em 2% se torna aliada para redução de dívidas no crédito imobiliário

Taxa básica de juros Selic em 2% se torna aliada para redução de dívidas no crédito imobiliário

A redução de dívida no crédito imobiliário via Portabilidade é a ferramenta no crédito que possibilita migrar credito e existe desde 2013 sob garantia do Banco Central. Entenda como funciona e como pode te ajudar a reduzir a dívida.

Suponhamos que você possua um imóvel financiado por seu banco e em maio/2020 a taxa Selic estava em 3,75% ao ano, com a economia sofrendo alterações ela passa a ser 2% ao ano. Essa queda permite que os devedores procurem outras instituições financeiras para reduzir o valor das parcelas da dívida ou até mesmo renegociar sob a taxa atual, em outras palavras o cliente da instituição financeira poderá buscar melhores benefícios.

Como é feita a solicitação?

É preciso que o cliente solicite à instituição financeira informações sobre o contrato atual: saldo devedor, taxa de juros anual e efetiva, prazo total da operação e prazo remanescente. Com isso em mãos o cliente poderá solicitar migração para outra instituição ou buscar negociação com a instituição atual.

Com a solicitação deferida a nova instituição compra a dívida reduzindo as taxas em troca do seu cadastro como novo correntista. Sempre observando que nunca o valor e prazo restante da operação será superior ao négociado anteriormente.

Observação importante, para o cliente que consegue solicitar redução de taxa de acordo com a Selic no próprio banco não existirá custo, apenas a assinatura de um aditivo. Já para o cliente que solicita a portabilidade será preciso avaliação do imóvel e providenciar uma nova escritura.

Tem interesse em comprar um imóvel? Acesse DFimoveis.com e descubra o imóvel certo para sua família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *