Morar no Núcleo Bandeirante é bom?

Morar no Núcleo Bandeirante é bom?

Por meio da Lei nº 049, de 25 de outubro de 1989, foi criada a 8º Região Administrativa do Distrito Federal, o Núcleo Bandeirante. Assim, a RA constitui um dos principais núcleos de povoamento anteriores à construção da capital. Na época, o foco da região era a função comercial.

Assim, foi autorizado aos comerciantes se mudarem para a região e ficarem isentos de impostos, incentivando o comércio que ainda era pouco explorado no DF. Por isso o nome “Cidade Livre”.

Os comerciantes foram para residências conhecidas como comodatos – uma espécie de lote emprestado, sem escritura. E, no início dos anos 60, o contrato de comodato foi cancelado e os moradores foram transferidos para Brasília. No entanto, os terrenos acabaram sendo invadidos por famílias de baixa renda.


Veja abaixo algumas informações que separamos para você saber como é morar no Núcleo Bandeirante.

O que você irá ver neste Texto


Caracterização da População Urbana

O Núcleo Bandeirante possui cerca de 25.072 habitantes, de acordo com a pesquisa divulgada em 2015 pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN). Dentro disso, 53,49% são mulheres e 46,51% são homens.

A faixa etária de destaque na região é de 25 a 39 anos (26,19%). Atrás, estão os habitantes de 40 a 59 anos, que somam 24,72% do público.

Já em relação ao estado civil, a maior parte da população é casada ou está em união estável (49,80%). Logo após, estão os solteiros, que correspondem a 41,04%.



Migração

O grande fluxo migratório durante a construção de Brasília traz como resultado os 54,35% de imigrantes que moram na RA. O estado mais representativo na região é Minas Gerais.

Dentre os motivos da mudança, 55,99% dos imigrantes vieram acompanhar parentes. Já 29,84% chegou à procura de trabalho, seguido dos que chegaram na região pela transferência de trabalho (3,42%).



Tempo de Moradia

Por ser uma região antiga da capital, a maioria da população reside há 25 anos ou mais no Núcleo Bandeirante (25,24%). Dentro da população da RA também, 46,84% morou anteriormente em outra região administrativa.



Instrução e Trabalho

É uma região com o índice de instrução média. Além disso, a taxa de alfabetização é de 99,27%.

Os que possuem ensino médio completo representam 28,69%. Em seguida, os que têm ensino fundamental incompleto resultam em 22,99% da população.

A maioria da população não frequenta instituições de ensino. Os que ainda estudam somam 26,11% do público dentro das escolas de ensino público e privado da região.

Além disso, 51,46% exerce alguma atividade remunerada. Já o restante está dividido entre aposentados, estudantes e desempregados – um total de 43,13%.

A Região Administrativa possui uma taxa de desemprego de 3,48%. Enquanto isso, no quesito ocupação do público da região, certamente, devido à sua origem, o comércio se destaca com 35,70%.



Características dos Domicílios

Visto que a população da RA é de 25.072 habitantes e atualmente há quase 8.330 domicílios urbanos, a média de moradores por moradia é de 3,01 pessoas.

Dentre os domicílios da região, o Portal DF Imóveis possui 123 imóveis para venda e 59 casas e apartamentos para aluguel.



Renda familiar e renda per capita

A renda domiciliar média da população do Núcleo Bandeirante é de R$ 5.226,97. Já a renda per capita chega aos R$ 1.842,38.



Educação

A estrutura educacional pública é composta pelas seguintes instituições, que abrangem todos os níveis do ensino regular, ou seja, desde o maternal até o ensino médio:

  • 3 Centros de Ensino Fundamental
  • 8 Escolas Classes
  • 2 Centros Educacionais
  • 2 Centros de Educação Infantil
  • 2 Centros de Ensino Médio
  • 2 Centros Interescolar de Línguas


Transporte

O automóvel é o meio de transporte mais utilizado na região, 44,28% da população utiliza-o. Já os moradores que utilizam ônibus – segundo meio mais utilizado, representam 31,58%.

O Núcleo Bandeirante não possui estações de metrô. Mas a RA conta com 48 linhas de ônibus que atendem os moradores.



Segurança

Entre os departamentos de segurança pública, estão o 11º Departamento de Polícia Civil, além do 6º Grupamento de Bombeiro Militar.



Saúde

A região conta com 2 Unidades Básicas de Saúde e 1 Unidade de Pronto Atendimento.



Cultura e Lazer

Principal representação, a Feira Permanente mantém as raízes da origem da RA. O Mercado do Núcleo Bandeirante e o comércio ao redor constituem a feira, inaugurada há 30 anos. Dessa forma, o espaço conta com os mais diversos tipos de serviços e produtos, desde alimentação a vestuário, aparelhos eletrônicos e salões de beleza.

E mesmo com a representatividade do estado de Minas Gerais, a comida nordestina oferece várias opções na feira.

Por fim, outros locais que constituem a cultura e o lazer do Núcleo Bandeirante são:

  • Casa da Cultura;
  • Museu Vivo da Memória Candanga;
  • Biblioteca Pública.

Gostou do Núcleo Bandeirante? Encontre seu imóvel através do Portal DF Imóveis.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *