• 25 de março de 2024
  • Last Update 25 de março de 2024

Qual a população do Distrito Federal?

Em 2017 o número da população brasiliense ultrapassou a marca de 3 milhões. Entretanto, depois de 1 ano, registrou-se uma queda de 2,1%. Entenda o porquê dessa redução populacional e saiba os atuais balanços dos habitantes de Brasília em 2018.

Índices de 2017

No segundo semestre de 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a quantidade da população da capital chegou a 3.039.444 residentes. Percentual de 18,2% a mais do que a última estimativa, em 2010, que foi de 2.570.160 habitantes.

Porém, entre 2016 e 2017 a taxa de crescimento da população foi avaliada em 0,77%, número menor comparado aos dos últimos dois anos. De acordo com o IBGE, 1.378 municípios apontaram quedas nas taxas populacionais.


Brasília e Entorno

Para analisar a performance populacional do Distrito Federal é necessário se conhecer sobre seus limites geográficos. Por isso, vale ressaltar que Brasília participa da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) junto com cidades goianas e mineiras que estão próximas ao DF. Todas essas localizações são conhecidas como áreas do entorno da capital federal, onde a soma populacional dessas áreas totalizam 4,4 milhões de habitantes.


Índices de 2018

Algumas mudanças influenciaram na queda de 64.761 moradores da capital e fizeram o número de habitantes ficar abaixo da marca de 3 milhões, registrado em 2017. Veja algumas delas:

Imagem com sequência de números aleatória.

Delimitação de área

Um dos índices de redução populacional foi o restabelecimento da divisa entre o Distrito Federal e o estado de Goiás, em 2017. Com essa reintegração de limites, as pesquisas populacionais tiveram que desconsiderar quase 3 mil residentes do território brasiliense.


Taxa de fecundidade

Nos últimos anos, houve quedas na taxa de fecundidade na capital federal (1,6% de filhos por mulher). Em 2012, por exemplo, o percentual de crianças entre 0 a 13 anos alcançaram 20%. Mas em 2018, o mesmo índice perdeu força, chegando a 17%.


Outras questões sobre o Distrito Federal

  1. Migração

Além disso, um fator que colabora na perda populacional em Brasília é o saldo migratório. Por mais que tenha registrado saldo positivo, é possível enxergar uma diminuição desse índice. Ou seja, ainda há mais pessoas entrando do que deixando a região da capital federal, porém o saldo tem sido menor.

      2. Registro de óbitos

Por fim, foi constatado que há o número cada vez maior de registros de óbitos dentro do DF. Ainda que a expectativa de vida entre os moradores tenha aumentado (passou a alcançar 73 anos para os homens e 80 anos para as mulheres), o registro de óbitos na população cresceu cerca de 3,4%.


Conclusão

Apesar de um menor índice de crescimento populacional, Brasília ainda possui aproximadamente 2.974.703 habitantes atualmente. Esse número torna a capital o terceiro município mais populoso do território brasileiro, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.

Leia também: como é chamado quem mora em Brasília.

Informações, curiosidades e tudo mais sobre Brasília e mercado imobiliário você encontra no nosso Portal DF Imóveis.

Related Articles

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *