• 1 de março de 2024
  • Last Update 1 de março de 2024

O que preciso saber sobre permuta de imóveis

A permuta está ganhando espaço no mundo das finanças atualmente, mesmo que seu início tenha sido antes da invenção da moeda. É um assunto de grande interesse para compradores e vendedores de imóveis e é uma tendência que pretende aumentar em 2023.

Neste texto você aprenderá:

  • O que é a permutação?
  • É seguro?
  • Como posso fazer uma permuta?

O que é a permuta?

A permuta é a troca de algo por coisas que façam equivalência a seu valor. No caso dos imóveis, a entrada pode ser dada em um carro e o valor seguinte dividido em parcelas iguais ou vice-versa. A permuta de imóveis possibilita a negociação entre as partes realizando a troca de bens com valores próximos.

É seguro?

A permuta é um processo seguro por ser um processo judicial legalizado, portanto, uma transação completamente segura. No entanto, existem passos para serem seguidos que manterão a transação intacta judicialmente. A presença de um corretor é essencial, faça um acordo prévio, confira a documentação do imóvel, mantenha o contrato em dia com as disposições legais e faça uma vistoria no imóvel.

Como posso fazer uma permuta?

Para iniciar uma permuta vender seu imóvel você vai precisar de alguns documentos. São eles: Certidão de quitação do IPTU; Certidão negativa

de Imposto Territorial Rural (ITR), caso o imóvel seja rural; Certidão negativa de débitos tributários da União; Certidão de distribuição de ações e execuções cíveis, fiscais, trabalhistas e criminais da comarca onde está o imóvel; Escritura pública. Com esses documentos você pode iniciar um processo de permuta. Entregue-os ao seu corretor e avise que sua casa está disponível para permuta.

Se você quiser comprar um imóvel e aceita fazer permuta, há uma parte no site da DFimoveis.com exclusiva para casas e apartamentos para permuta, com mais 5.000 imóveis. Basta entrar em contato com a imobiliária através do site e conversar com o corretor negociar.

Related Articles