No movimentado mercado imobiliário, optar por comprar um imóvel usado ao invés de novo pode ser uma ótima maneira de gastar muito menos. Porém, como já diz o ditado popular, se não se atentar aos cuidados antes de comprar um imóvel usado, “o barato sai caro”.
Primeiramente, precisamos entender a diferença de compra entre um imóvel usado para um novo. São vários, mas a maior delas é o valor, que pode ser 30% menor que os imóveis novos. Por si só, esse já é um cuidado a ser tomado, já que não é benéfico comprar um imóvel com preço maior do que seria se estivesse novo.
Com essa diferença estabelecida, vejamos o que verificar antes de comprar um imóvel usado.
1. Pense a Longo prazo
Um imóvel precisa despertar seu interesse e possibilitar mudanças ao longo do tempo. Geralmente a compra de um imóvel leva as economias acumuladas entre de dez a quinze anos. E na maioria das vezes, o amontoado só cobre o valor parcial do imóvel. Levando o comprador a fazer um financiamento, que impactará diretamente sua vida financeira nos próximos anos.
2. Verifique se as instalações estão em bom estado
Parte elétrica e Hidráulica são essências fazer vistoria, mas não apenas, estrutura e acabamentos também são importantes. Deve-se ficar atento, pois muitas vezes tais detalhes não estão explícitos no anúncio. Afinal, um imóvel usado, como mencionado antes, não tem a integridade de um novo.
Valor de mercado.
Como observado, o valor do mercado de um imóvel usado é menor que o novo, portanto, a simples observação rente ao mercado imobiliário pode prevenir valores abusivos.
É importante também se atentar ao estado físico do imóvel, tendo em vista se tratar de um bem já utilizado não se deve esperar encontra-lo bem-acabado, mas sim em estado passivo de venda. Sendo assim, achar um justo meio em relação ao estado físico do bem e o valor médio praticado na região ajudará a prevenir desapontamentos no decorrer da compra. Esteja preparado.
3. Financiamento ou compra à vista
Considere todos os aspectos anteriores em conjunto com seu orçamento disponível para aquisição do imóvel. Compreenda se vale a pena Financiar ou Comprar à vista.
Veja também a possibilidade de acordo direto junto ao comprador, como se trata de um imóvel usado, é uma opção mais volátil. Mas atente-se, qualquer acordo deve estar explicito no contrato para garantir segurança judicial.
4. Documentação do imóvel
O mais importante aspecto da compra e venda não são os valores, como muito é pensado, mas sim na documentação. Um imóvel com documentação atualizada tem vais valor que outro imóvel pendente a preço de banana.
Alguns documentos que devem ser exigidos ao vendedor para comprovar a integridade das informações são:
• Matrícula atualizada, cujo comprova que o vendedor é verdadeiro proprietário do imóvel.
• Certidão do IPTU;
• Certidão negativa dos tributos;
• Declaração de inexistência de débitos condominiais, caso o imóvel seja um apartamento ou esteja em um condomínio, e haja débitos não quitados. Esse documento pode ser requerido diretamente com o síndico oficial do condomínio.
• Classificação como utilidade pública, para garantir que os imóveis não sejam passiveis de usucapião.
Conheça o vendedor
Geralmente é difícil conhecer a integridade do vendedor com uma simples conversa. Sendo assim, buscar junto as certidões sobre o vendedor é imprescindível.
A certidão de distribuição cíveis do vendedor é um bom começo. Nela é possível saber se há alguma ação de cobrança ou de execução que possa impactar a venda do imóvel. Ela pode ser requerida pelo tribunal de justiça de cada estado. (No caso do DF, se encontra em https://www.tjdft.jus.br/servicos/certidoes/certidao-nada-consta).
Se o vendedor for um empresário, é imprescindível consultar se há alguma ação ou execução trabalhista contra a empresa do vendedor. Se houver, é recomendado que seja investigado os motivos da venda do imóvel, evitando qualquer tipo de fraude.
5. Portal Imobiliário
Opte pelo uso de um Portal Imobiliário como o DFimoveis.com para fazer a busca de seu imóvel. Ele carrega a confiabilidade de apenas profissionais com registro no CRECI (Corretores e Imobiliárias) poderem fazer anúncios e comercializar imóveis no site. Dê preferencia pela segurança
6. Prefira comprar com uma imobiliária ou Corretor
Todos esses cuidados, ou seja, documentação, pesquisa e levantamento já são feitos pela imobiliária ou corretor muito antes de o anúncio ser feito. Desse modo o comprador não precisa se preocupar em perder tempo cavando dados, e sofrer de desconfiança.