BSB é um código da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) para identificação de aeroportos no Brasil e no mundo.
Essas representações contribuem na marcação nas passagens de avião e nos adesivos que identificam as bagagens, facilitando os processos aeroportuários. Além de minimizar os erros na escolha dos aeroportos de origem e destino da viagem.
A IATA (em inglês, International Air Transport Association) é uma das responsáveis pela designação dos códigos que representam os nomes dos aeroportos e companhias aéreas.
E em Brasília?
Aqui na capital do Brasil, não foi diferente. O Aeroporto Internacional de Brasília – Juscelino Kubitschek, localizado no Lago Sul, foi identificado pelo sinal convencional de BSB. E essa marca é utilizada mais de 1,6 milhões de vezes por mês, entre voos de pouso e decolagem.
Mas, por que BSB?
De acordo com o site airportcod.es, para cada aeroporto do mundo há uma explicação por trás de cada sigla IATA. Geralmente faz referência ao nome do local onde está situado o aeroporto, ou, também, remete à personalidade que originou seu nome oficial.
No caso do aeroporto do Distrito Federal, a sigla vem de: (B)ra(S)ília, (B)rasil. Entretanto, a sigla ganhou mais empregos do que simplesmente identificar o aeroporto.
Hoje em dia, o código aéreo é comumente utilizado em conversas informais tanto nas redes sociais quanto nos aplicativos de mensagens instantâneas. E é usado em várias expressões como: “Vou para BSB”, “Chegar em BSB”, “Como BSB é bonita”. Assim, quem fica íntimo da capital federal passa a utilizar BSB com mais frequência do que unicamente Brasília.
As siglas são as guias em Brasília
Além de BSB, dentro do Plano Piloto, as siglas estarão por onde quer que você passe, pois são elas que compõem o endereçamento de toda a cidade. Para não se perder é importante que você saiba as principais siglas da cidade. Veja abaixo:
AOS – Área Octogonal Sul
CLN – Comércio Local Norte
CLS – Comércio Local Sul
CLSW – Comércio Local Sudoeste
EPDB – Estrada Parque Dom Bosco
EPIA – Estrada Parque Indústria e Abastecimento
EPNB – Estrada Parque Núcleo Bandeirante
EPTG – Estrada Parque Taguatinga
EQN – Entrequadra Norte
EQS – Entrequadra Sul
ESAF – Escola de Administração Fazendária
ML – Mansões do Lago
QI – Quadra Interna
QL – Quadra do Lago
QNA – Quadra Norte A (em Taguatinga)
QRSW – Quadra do Sudoeste
SAIN – Setor de Áreas Isoladas Norte
SAIS – Setor de Áreas Isoladas Sul
SBN – Setor Bancário Norte
SBS – Setor Bancário Sul
SCEN – Setor de Clube Esportivo Norte
SCES – Setor de Clube Esportivo Sul
SCN – Setor Comercial Norte
SCS – Setor Comercial Sul
SDS – Setor de Diversões Sul
SHIN – Setor de Habitações Individuais Norte
SHIS – Setor de Habitações Individuais Sul
SHN – Setor Hoteleiro Norte
SHS – Setor Hoteleiro Sul
SHTN – Setor de Hotéis e Turismo Norte
SIA – Setor de Indústria e Abastecimento
SIG – Setor de Indústria Gráfico
SMU – Setor Militar Urbano
SOF – Setor de Oficinas
SQN – Super Quadra Norte
SQS – Super Quadra Sul
SRTN – Setor de Rádio e Tv Norte
SRTS – Setor de Rádio e Tv Sul
- Agora que você, assim como o Portal DF Imóveis, ficou ainda mais íntimo de Brasília, já pode usar a sigla BSB para dizer: Eu amo BSB!