Conhecido por ser o órgão máximo da Justiça eleitoral brasileira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é referência em sustentabilidade e conta com um projeto arquitetônico extremamente moderno.
Projetado por Oscar Niemeyer, o Tribunal Superior Eleitoral tem sua sede localizada no setor de Administração Federal Sul de Brasília e possui aproximadamente 16 mil m² de área construída e um terreno de 60 mil m².
Desde o início de sua construção, houve uma prioridade em levantar uma estrutura que não impactasse tanto o meio ambiente. Com esse objetivo, cerca de 90% dos resíduos de materiais utilizados na obra foram reciclados e a madeira utilizada foi proveniente de reflorestamento.
Além disso, o TSE também é referência em economia de energia. Em 2017, instalaram uma Usina Minigeradora Fotovoltaica no edifício anexo do Tribunal, o que permitiu uma economia de aproximadamente 20% no consumo anual de energia
Uma curiosidade é que o TSE foi o primeiro prédio do Judiciário em Brasília a utilizar energia com células fotovoltaicas, além de ter conquistado o primeiro lugar no índice de Desempenho de Sustentabilidade do Poder Judiciário.
Sua infraestrutura também foi voltada para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. O prédio conta com sistemas inteligentes de iluminação e de uso da água, elevadores regenerativos e ar-condicionado com mecanismos que possibilitam reduzir os custos de energia, como a utilização de um gás ecológico ao invés de água.
O projeto do edifício levou em consideração as características arquitetônicas de Brasília, apresentando forma semicircular, janelas em vidro, e três cúpulas que valorizam a estética e trazem um aspecto sofisticado para o prédio.
A estrutura do TSE representa uma grande inovação na arquitetura, combinando beleza, sustentabilidade e modernidade em um único projeto. É um exemplo a ser seguido ao mostrar que é possível construir edifícios grandes e encantadores, sem deixar de lado o respeito ao meio ambiente.
Acompanhar os conteúdos do blog da DFImoveis.com da para aprender muito sobre Brasília e todo o DF não é mesmo? Continue por aqui e nos siga no instagram < @dfimoveis.com.br >