Por meio da Lei Nº 467/93, foi criada a 14º Região Administrativa do Distrito Federal, São Sebastião. Anteriormente, as terras que abrangem a região pertenciam às fazendas Taboquinha, Papuda e Cachoeirinha.
Essas terras, durante a construção de Brasília, foram ocupadas e instalaram-se olarias – local destinado à produção de objetos que utilizam barro ou argila como matéria-prima. Depois, a área foi arrendada pela Fundação Zoobotânica do Distrito Federal.
Mais tarde, apesar das olarias desativadas, os moradores da região permaneceram no local e expandiram o vilarejo. Além disso, as invasões de áreas públicas aumentaram também com a intensificação da migração.
Atualmente, a Região Administrativa possui vários bairros, entre eles, o Jardim Mangueiral, o Residencial Vitória e o Morro da Cruz – estes dois últimos não foram criados oficialmente, mas já existem na prática.
Veja abaixo algumas informações que separamos para você saber como é morar em São Sebastião.
- Caracterização da População Urbana
- Características dos Domicílios
- Tempo de Moradia
- Renda Domiciliar Média e Renda Per Capita
- Instrução e Trabalho
- Educação
- Transporte
- Saúde
- Cultura e Lazer
Caracterização da População Urbana
São Sebastião 100.161 possui habitantes. Do total, 51,1% da população são mulheres, enquanto 48,9% são homens.
Em relação à idade, os moradores que possuem entre 20 a 24 anos são maioria, representando 22,18%; em seguida, está o grupo de 15 a 19 anos, com 12,45%.
No que se refere ao estado civil, 53,2% dos habitantes são solteiros. Em seguida, estão os casados ou em união estável, que representam 41% da população.
Características dos Domicílios
A região possui 29.023 domicílios urbanos. E, com o total de 100.161 habitantes, a média de moradores por domicílio é de 3,46.
Além do mais, existem 26.907 casas e 777 apartamentos. No Portal DFimoveis.com você pode encontrar 142 imóveis para venda na região. Confira.
Tempo de Moradia
A maioria da população reside na região em um período de 15 a 24 anos (32,57%). E ainda, 38,77% moradores vieram de outra Região Administrativa.
Renda Domiciliar Média e Renda Per Capita
A renda domiciliar média da população de São Sebastião é de R$ 3.264,00. Além disso, a renda per capita é de R$ 985,18.
Instrução e Trabalho
São Sebastião é uma região com o índice de instrução baixo. A taxa de alfabetização é de 97,53%. Os que possuem ensino fundamental incompleto são maioria (38,85%), seguidos dos que possuem ensino médio completo (21,78%).
Dentro da RA, 70,91% da população não estuda. Entre os que estudam, 24,02% frequentam instituições de ensino público. No entanto, apenas 5% dos estudantes estão matriculados em escolas particulares.
Os que exercem alguma atividade remunerada representam 52,42%. Já o restante da população se divide entre estudantes (20,47%), aposentados (7,07%%) e os que não possuem atividade remunerada (1,89%).
Além disso, o principal setor de atividade é o comércio (37,17%), em seguida, o setor de serviços gerais representa 12,69%.
Educação
A estrutura educacional de Santa Maria é composta por:
- 3 Centros de Educação Infantil;
- 7 Centros de Ensino Fundamental;
- 1 Centro de Ensino Médio;
- 3 Centros Educacionais;
- 11 Escolas Classe;
- 1 Centro Interescolar de Línguas.
Transporte
O principal meio de transporte da região é o ônibus, no qual 52,25% da população utiliza. Em seguida, 25,75% dos moradores utilizam automóvel para se deslocarem.
A RA não possui estações de metrô. Contudo, há 46 linhas de ônibus para atender a população.
Saúde
A região conta com 1 Unidade de Pronto Atendimento e 18 Unidades Básicas de Saúde.
No caso dos Centros de Atenção Psicossocial, não há nenhum na região, mas algumas unidades atendem os moradores de São Sebastião. Confira:
- CAPS II Paranoá;
- CAPS AD Itapoã;
- CAPS AD III Rodoviária;
- CAPS I Asa Norte.
Cultura e Lazer
Um dos principais símbolos da cultura em São Sebastião atualmente é a Casa Frida. Em homenagem à artista mexicana Frida Kahlo, o espaço acolhe mulheres da região e diversas atividades culturais.
Com a estrutura de uma casa, sendo a garagem e o quintal os mais utilizados para as atividades. No entanto, caso seja necessário, os quartos podem ser utilizados para ajudar pessoas em situação de risco. Assim, a Casa Frida é um verdadeiro lar que hospeda a arte local e toda a comunidade.
Gostou de São Sebastião? Encontre seu imóvel através do Portal DF Imóveis.
Referências: