• 15 de abril de 2024
  • Last Update 15 de abril de 2024

Lugares para visitar em Brasília: Rotas Culturais

brasilia-rotas-culturais

Há quem diga que não tem muito o que encontrar na capital do país, mas hoje preparamos uma série especialmente para mostrar para vocês que Brasília está recheada de pontos turísticos de acordo com o seu interesse!

Fundada em 21 de abril de 1960, a cidade nascia para o mundo e para sua gente. Com projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer e urbanístico de Lúcio Costa, consolidava-se uma capital inovadora, com forma geográfica pré-estabelecida (formato de avião) e diferente de tudo que já feito até então. A data de sua inauguração não foi obra do acaso: marcava o dia da morte de Tiradentes, um dos líderes mineiros que lutou pela independência do Brasil no século XVIII.

Agora que você já sabe um breve contexto histórico da capital, queremos mostrar algumas rotas turísticas que você pode vai encontrar ao visitar a cidade ou até mesmo estabelecer moradia aqui.

Para você que gosta de lugares culturais, aqui você vai encontrar uma gama de opções para curtir:

  • Complexo Cultural da República
Complexo-Cultural-da-República
Foto por: André Luiz

O Complexo Cultural da República é formado pela Biblioteca Nacional e pelo Museu Nacional. Localizado no ponto central da cidade, é considerado um dos principais polos culturais de Brasília. A arquitetura moderna do Museu Nacional enaltece a paisagem com suas formas, que parecem saídas de um filme de ficção científica. Com salas, auditórios e galerias de arte, o Museu recebe grandes exposições nacionais e internacionais. A área externa do Complexo é palco de diversos shows e festivais de grande porte. O Complexo Cultural da República é uma das últimas obras projetadas por Oscar Niemeyer e foi inaugurado no dia do aniversário do arquiteto, em dezembro de 2006.

  • Complexo Cultural da Torre de TV
torre-de-tv
Foto por: Rafaela Felicciano

A Torre de TV oferece uma linda vista  panorâmica de Brasília e é um dos monumentos mais visitados da cidade. Projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e inaugurado em 1967, o Complexo conta com uma tradicional feira de artesanato e comidas típicas, além de servir como palco para grandes shows e outras expressões culturais. Em frente à Torre há uma fonte luminosa multicolorida de beleza ímpar, com jatos de água capazes de alcançar até 60 metros de altura. Já em seu mezanino, há um salão com vista panorâmica destinado a receber exposições e eventos. O mezanino exibe em seu interior um dos mais belos painéis do renomado artista Athos Bulcão.

  • Clube do Choro
clube-do-choro
Foto por: Rafaela Flores

O Clube do Choro de Brasília é considerado internacionalmente uma grande referência e palco dos mais importantes instrumentistas do país. Além de oferecer uma rica programação de shows de terça a domingo, o espaço também hospeda a renomada Escola de Choro Raphael Rabello.

  • Planetário
Foto por: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

O Planetário de Brasília proporciona ao público uma experiência inesquecível pelo espaço sideral e pela criação do universo. Acomodados em confortáveis poltronas, seus visitantes desfrutam de uma incrível viagem pelos planetas e galáxias por meio de projeções em sua cúpula. O edifício, que se assemelha a um disco voador pousado em pleno Eixo Monumental, foi projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes em 1974. Além dos mais modernos equipamentos de projeção, o Planetário ainda conta com um amplo espaço para eventos científicos e culturais.

  • Cine Drive-in
cine-drivein

Fundado em 1973, o Cine Drive-In é o único do gênero em funcionamento na América Latina e tem capacidade de receber até 400 veículos por sessão. Localizado dentro do Autódromo Nelson Piquet, o cinema dispõe de uma deliciosa lanchonete e possui a maior tela de projeção cinematográfica do país, medindo 312 m². Além de Patrimônio Cultural, o Cine Drive-In é considerado patrimônio afetivo de Brasília e recebe diariamente desde casais apaixonados a famílias inteiras, que transformam o estacionamento e seus carros em espaços lúdicos, com cadeiras, cobertores e almofadas. É um cinema que proporciona ver o filme e as estrelas em um mesmo lugar.

  • Cine Brasília
cine-brasilia
 Foto por: Pedro Ventura/Agência Brasília

Inaugurado em 1960, o Cine Brasília é palco do tradicional Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais antigo do gênero no país. O edifício de beleza monumental foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para receber grandes encontros e festivais ligados à sétima arte. Além da exibição de filmes, o Cine Brasília também oferece apresentações gratuitas da renomada Orquestra Sinfônica de Brasília, às terças-feiras, sempre a partir das 20h. O Cine Brasília tem capacidade para 600 espectadores por sessão em suas confortáveis poltronas e exibe em seu interior um grandioso painel do artista Athos Bulcão.

  • Centro Cultural Banco do Brasil
Foto por: Millard Schisler

O CCBB Brasília é uma das mais visitadas instituições culturais do país. O moderno Centro projetado por Oscar Niemeyer oferece, gratuitamente ou a preços simbólicos, renomadas exposições, espetáculos teatrais, shows musicais e festivais de cinema de altíssima qualidade. Os bucólicos espaços ao ar livre do CCBB recebem, anualmente, diversas exposições interativas, enquanto seus gramados são ocupados pelo público para diversas práticas, tais como yoga, piqueniques e as mais variadas atividades coletivas.

  • Centro Cultural da Caixa
centro-cultural-caixa

Criada em 1980, a Caixa Cultural Brasília foi o primeiro espaço cultural instituído pela Caixa. Comporta cinco galerias, o Teatro da Caixa, o Jardim das Esculturas. O espaço tem por objetivo preservar a história da instituição e promover, apoiar e divulgar as manifestações artísticas e culturais nas mais variadas formas de expressão, como teatro, dança, música, literatura, fotografia e artes plásticas.

Neste museu encontramos mais de 5000 peças valiosas, estas incluem objetos como máquinas de escrever e cofres antigos, entre outras coisas relacionadas com a Caixa Econômica Federal.

Brasília apresenta ainda outros espaços culturais abertos para visitação, aqui estão apenas os principais e mais visitados. Em breve traremos mais opções de lugares turísticos baseados em outros interesses. Fique por dentro!

Fonte: Secretaria do Turismo do Distrito Federal

.

Buscou, achou. Encontre os melhores imóveis para Comprar ou Alugar no Portal DFimoveis.com

Related Articles