“Mudança histórica”, diz Bolsonaro sobre anúncio de crédito imobiliário da Caixa

“Mudança histórica”, diz Bolsonaro sobre anúncio de crédito imobiliário da Caixa

Com juros de 2,95% a 4,95% mais inflação, medida é estudada por outros bancos

Ontem (20), em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a nova linha de crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal. O Governo autorizou o uso do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para o novo modelo. Com a medida, os juros serão de 2,95% a 4,95%, mais a inflação oficial do país. 

Antes, o crédito imobiliário era baseado na TR (Taxa Referencial), sendo cobrado juros entre 8,5% e 9,5% mais a taxa. Agora com a mudança, os dois modelos já estão disponíveis para consulta de imóveis residenciais no Simulador Habitacional Caixa.

Com a simulação do financiamento, é possível prever valores e detalhes sobre o financiamento. Abaixo, o Portal DF Imóveis traz um exemplo entre os dois modelos, com o imóvel no valor de R$ 1.000.000,00, apresentado no Simulador Habitacional Caixa.

Com IPCA:

Com Taxa Referencial:

Expectativas

Na semana passada, em live nas redes sociais, Bolsonaro falou sobre a mudança da Caixa Econômica Federal, “A gente vai mudar a história do crédito imobiliário”. Outros bancos como o Bradesco e o Banco do Brasil analisam o uso do IPCA.

Em comparação ao mesmo período de outros anos, o mês de julho teve o menor índice desde 2014. Porém, a mudança não influencia o financiamento do Minha Casa, Minha Vida, visto que os juros cobrados são menores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *