Em 2017 o número da população brasiliense ultrapassou a marca de 3 milhões. Entretanto, depois de 1 ano, registrou-se uma queda de 2,1%. Entenda o porquê dessa redução populacional e saiba os atuais balanços dos habitantes de Brasília em 2018.
Índices de 2017
No segundo semestre de 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a quantidade da população da capital chegou a 3.039.444 residentes. Percentual de 18,2% a mais do que a última estimativa, em 2010, que foi de 2.570.160 habitantes.
Porém, entre 2016 e 2017 a taxa de crescimento da população foi avaliada em 0,77%, número menor comparado aos dos últimos dois anos. De acordo com o IBGE, 1.378 municípios apontaram quedas nas taxas populacionais.
Brasília e Entorno
Para analisar a performance populacional do Distrito Federal é necessário se conhecer sobre seus limites geográficos. Por isso, vale ressaltar que Brasília participa da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) junto com cidades goianas e mineiras que estão próximas ao DF. Todas essas localizações são conhecidas como áreas do entorno da capital federal, onde a soma populacional dessas áreas totalizam 4,4 milhões de habitantes.
Índices de 2018
Algumas mudanças influenciaram na queda de 64.761 moradores da capital e fizeram o número de habitantes ficar abaixo da marca de 3 milhões, registrado em 2017. Veja algumas delas:
Delimitação de área
Um dos índices de redução populacional foi o restabelecimento da divisa entre o Distrito Federal e o estado de Goiás, em 2017. Com essa reintegração de limites, as pesquisas populacionais tiveram que desconsiderar quase 3 mil residentes do território brasiliense.
Taxa de fecundidade
Nos últimos anos, houve quedas na taxa de fecundidade na capital federal (1,6% de filhos por mulher). Em 2012, por exemplo, o percentual de crianças entre 0 a 13 anos alcançaram 20%. Mas em 2018, o mesmo índice perdeu força, chegando a 17%.
Outras questões sobre o Distrito Federal
- Migração
Além disso, um fator que colabora na perda populacional em Brasília é o saldo migratório. Por mais que tenha registrado saldo positivo, é possível enxergar uma diminuição desse índice. Ou seja, ainda há mais pessoas entrando do que deixando a região da capital federal, porém o saldo tem sido menor.
2. Registro de óbitos
Por fim, foi constatado que há o número cada vez maior de registros de óbitos dentro do DF. Ainda que a expectativa de vida entre os moradores tenha aumentado (passou a alcançar 73 anos para os homens e 80 anos para as mulheres), o registro de óbitos na população cresceu cerca de 3,4%.
Conclusão
Apesar de um menor índice de crescimento populacional, Brasília ainda possui aproximadamente 2.974.703 habitantes atualmente. Esse número torna a capital o terceiro município mais populoso do território brasileiro, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.
Leia também: como é chamado quem mora em Brasília.
Informações, curiosidades e tudo mais sobre Brasília e mercado imobiliário você encontra no nosso Portal DF Imóveis.
1 Comment