Por meio da Lei nº 049, de 25 de outubro de 1989, foi criada a 8º Região Administrativa do Distrito Federal, o Núcleo Bandeirante. Assim, a RA constitui um dos principais núcleos de povoamento anteriores à construção da capital. Na época, o foco da região era a função comercial.
Assim, foi autorizado aos comerciantes se mudarem para a região e ficarem isentos de impostos, incentivando o comércio que ainda era pouco explorado no DF. Por isso o nome “Cidade Livre”.
Os comerciantes foram para residências conhecidas como comodatos – uma espécie de lote emprestado, sem escritura. E, no início dos anos 60, o contrato de comodato foi cancelado e os moradores foram transferidos para Brasília. No entanto, os terrenos acabaram sendo invadidos por famílias de baixa renda.
Veja abaixo algumas informações que separamos para você saber como é morar no Núcleo Bandeirante.
O que você irá ver neste Texto
- Caracterização da População Urbana
- Migração
- Tempo de Moradia
- Instrução e Trabalho
- Características dos Domicílios
- Renda Familiar e Renda Per Capita
- Educação
- Transporte
- Segurança
- Saúde
- Cultura e Lazer
Caracterização da População Urbana
O Núcleo Bandeirante possui cerca de 25.072 habitantes, de acordo com a pesquisa divulgada em 2015 pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN). Dentro disso, 53,49% são mulheres e 46,51% são homens.
A faixa etária de destaque na região é de 25 a 39 anos (26,19%). Atrás, estão os habitantes de 40 a 59 anos, que somam 24,72% do público.
Já em relação ao estado civil, a maior parte da população é casada ou está em união estável (49,80%). Logo após, estão os solteiros, que correspondem a 41,04%.
Migração
O grande fluxo migratório durante a construção de Brasília traz como resultado os 54,35% de imigrantes que moram na RA. O estado mais representativo na região é Minas Gerais.
Dentre os motivos da mudança, 55,99% dos imigrantes vieram acompanhar parentes. Já 29,84% chegou à procura de trabalho, seguido dos que chegaram na região pela transferência de trabalho (3,42%).
Tempo de Moradia
Por ser uma região antiga da capital, a maioria da população reside há 25 anos ou mais no Núcleo Bandeirante (25,24%). Dentro da população da RA também, 46,84% morou anteriormente em outra região administrativa.
Instrução e Trabalho
É uma região com o índice de instrução média. Além disso, a taxa de alfabetização é de 99,27%.
Os que possuem ensino médio completo representam 28,69%. Em seguida, os que têm ensino fundamental incompleto resultam em 22,99% da população.
A maioria da população não frequenta instituições de ensino. Os que ainda estudam somam 26,11% do público dentro das escolas de ensino público e privado da região.
Além disso, 51,46% exerce alguma atividade remunerada. Já o restante está dividido entre aposentados, estudantes e desempregados – um total de 43,13%.
A Região Administrativa possui uma taxa de desemprego de 3,48%. Enquanto isso, no quesito ocupação do público da região, certamente, devido à sua origem, o comércio se destaca com 35,70%.
Características dos Domicílios
Visto que a população da RA é de 25.072 habitantes e atualmente há quase 8.330 domicílios urbanos, a média de moradores por moradia é de 3,01 pessoas.
Renda familiar e renda per capita
A renda domiciliar média da população do Núcleo Bandeirante é de R$ 5.226,97. Já a renda per capita chega aos R$ 1.842,38.
Educação
A estrutura educacional pública é composta pelas seguintes instituições, que abrangem todos os níveis do ensino regular, ou seja, desde o maternal até o ensino médio:
- 3 Centros de Ensino Fundamental
- 8 Escolas Classes
- 2 Centros Educacionais
- 2 Centros de Educação Infantil
- 2 Centros de Ensino Médio
- 2 Centros Interescolar de Línguas
Transporte
O automóvel é o meio de transporte mais utilizado na região, 44,28% da população utiliza-o. Já os moradores que utilizam ônibus – segundo meio mais utilizado, representam 31,58%.
O Núcleo Bandeirante não possui estações de metrô. Mas a RA conta com 48 linhas de ônibus que atendem os moradores.
Segurança
Entre os departamentos de segurança pública, estão o 11º Departamento de Polícia Civil, além do 6º Grupamento de Bombeiro Militar.
Saúde
A região conta com 2 Unidades Básicas de Saúde e 1 Unidade de Pronto Atendimento.
Cultura e Lazer
Principal representação, a Feira Permanente mantém as raízes da origem da RA. O Mercado do Núcleo Bandeirante e o comércio ao redor constituem a feira, inaugurada há 30 anos. Dessa forma, o espaço conta com os mais diversos tipos de serviços e produtos, desde alimentação a vestuário, aparelhos eletrônicos e salões de beleza.
E mesmo com a representatividade do estado de Minas Gerais, a comida nordestina oferece várias opções na feira.
Por fim, outros locais que constituem a cultura e o lazer do Núcleo Bandeirante são:
- Casa da Cultura;
- Museu Vivo da Memória Candanga;
- Biblioteca Pública.
Gostou do Núcleo Bandeirante? Encontre seu imóvel através do Portal DF Imóveis.
Referências: