De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 13% dos casos de câncer de mama no ano de 2020 no Brasil (uma estimativa de 8 mil ocorrências) poderiam ter sido contidos através da diminuição de fatores de riscos relacionados ao estilo de vida, principalmente a inatividade física. Estes dados foram divulgados na pesquisa elaborada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Comprev) do INCA e apresentada durante uma webinar sobre a temática do Outubro Rosa neste ano.
A Campanha Outubro Rosa se trata de um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e em alguns casos, também abordar sobre o câncer no colo do útero. Foi desenvolvida no ano de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, e é celebrada anualmente com o foco de promover a conscientização e informação sobre a doença, disseminar o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e colaborar para redução da mortalidade.
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama se trata de uma doença ocasionada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, desenvolvendo assim, a formação de um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns possuem desenvolvimento rápido e outros crescem mais lentamente, entretanto, se tratado adequadamente e em tempo oportuno, irão apresentar um bom prognóstico.
Ele pode acometer homens também, porém os casos são mais raros, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Como prevenir?
É comprovado que cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis, dentre eles estão:
- Praticar atividade física;
- Manter o peso corporal apropriado;
- Evitar o consumo de bebida alcóolica;
- Amamentar seu bebê (Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer).
- Não fumar e evitar o tabagismo passivo.
Tratamento, como funciona?
Em relação ao tratamento, muitos avanços vêm ocorrendo nas últimas décadas. Hoje já estão disponíveis diversas terapêuticas que ajudam nesse processo.
O tratamento do câncer de mama depende da fase em que ele se encontra e do tipo de tumor, quando diagnosticado no início, o tratamento tem maior potencial curativo. Caso a doença já possua metástases (quando o câncer se espalhou por outros órgãos), o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.
Como as mulheres podem perceber os sinais e sintomas da doença?
Todas as mulheres, independente da idade, podem conhecer seu corpo para identificar o que é normal ou não em suas mamas . A maior parte dos cânceres de mamas é descoberta pelas próprias mulheres.
Lembrando que é importante fazer o exame de rotina e a mamografia , principalmente mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária que é mais acometida pela doença.
Previna-se, olhe, conheça seu corpo.
A DF Imóveis apoia essa campanha e está aqui também para trazer informações acerca da temática. A prevenção é amiga do peito!
.
Fonte: INCA