• 29 de abril de 2024
  • Last Update 29 de abril de 2024

Morar no Cruzeiro é bom?

A 11º Região Administrativa, o Cruzeiro, nasceu com a chegada de funcionários vindos do Rio de Janeiro na Fazenda Bananal, nos anos 50, durante a construção de Brasília. Assim como o Plano Piloto, a região foi planejada a partir do projeto do urbanista Lúcio Costa.

O atual Cruzeiro Velho foi concebido como o Setor de Residências Econômicas Sul (SRES) e, depois, se tornou vizinho do Cruzeiro Novo, Área Octogonal Sul e o Setor de Habitações Coletivas Sudoeste (SHCSW), todos fazendo parte do Cruzeiro até então. Mas, atualmente, a RA é formada pelo Cruzeiro Novo e Velho.

Em 1992, a região foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade, pelo IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A 8 quilômetros de Brasília, a região administrativa é uma das principais escolhas para quem trabalha no Plano Piloto. Além de estar próximo dos comércios do Sudoeste e da Octogonal (atual RA XXII), sua localização se torna privilegiada pela proximidade ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek, ao Terraço Shopping, Casa Park e ParkShopping.

Veja abaixo algumas informações que separamos para você saber como é morar no Cruzeiro.

O que você irá ver neste texto:


Caracterização da População Urbana

A população da RA é composta por 30.860 habitantes, estimada para 2021. Com isso, 46% dos moradores são homens, enquanto 54% são mulheres.

A população predominante é da faixa etária dos 30 a 39 anos, contando com representa 18,02% da população. 2.694,96 habitantes. Além do mais, em relação ao estado civil dos habitantes, o grupo predominante é o de casados, ou em união estável, que representam 49,4%. Seguido por eles, estão os solteiros (39%) e divorciados ou separados (5,9%).



Migração

A população possui um número maior de imigrantes (54,3%) do que de nascidos na região (45,7%). E mesmo com sua raiz carioca, os imigrantes que residem na RA são predominantes dos estados de Minas Gerais (17,4%), seguido pelo Rio de Janeiro (12,9%) e Ceará (11,3%).

E, ainda, o principal motivo da mudança dos habitantes foi Trabalho, com 44,8%. Seguida, Acompanhar Parentes / Reunião familiar 33,5% da população que se mudou para a RA.



Características dos Domicílios

O local possui cerca de 11.323 domicílios urbanos e, considerando o número de habitantes (30cru.860), a média de moradores por domicílios é de 2,73. No Portal DF Imóveis, estão disponíveis 289 casas e apartamentos para venda e 65 para aluguel.



Tempo de moradia

Assim como outras regiões administrativas mais tradicionais, a população reside há 17,8 anos ou mais no local (40,18%), número próximo ao Guará.



Instrução e trabalho

O índice de instrução na região administrativa é alto, na qual 23,4% da população possui ensino médio completo, e 57,2% possui ensino superior completo. Além disso, o índice de alfabetização chega aos 96,2%.

Na região administrativa, 20% da população não estuda mais; dentre os estudam (78,6%), 40,4% frequenta escolas particulares, enquanto 38,2% frequenta escolas públicas.


Em relação ao trabalho, , 58,6% da população economicamente ativas, isto é, ocupadas e desocupadas. Dentre os que trabalham, 23,9% se encontra na área de Administração Pública Federal e Distrital. Enquanto 37,4% exercer atividades classificas como outros serviços, em maioria empregados privados.



Renda Familiar e Renda Per Capita

A RA XI possui a renda familiar média de R$ 9.858,60, enquanto a renda per capita media alcança o valor de R$ 4.464,00.



Educação

O local possui um Jardim de Infância, 3 Escolas Classe, 2 Centros de Ensino Fundamental e 2 Centros Educacionais, com unidades no Cruzeiro Novo e Velho.



Transporte

Sem estações de metrô, a RA possui cerca de 34 linhas de ônibus disponíveis. No entanto, 64, 6% utilizam o próprio veículo para se locomover, enquanto 21,9% utilizam ônibus.



Saúde

A região administrativa possui dois Centros de Saúde, localizados no Cruzeiro Velho e Cruzeiro Novo.



Segurança

Na SRES – Setor de Residências Econômicas Sul, localizado no Cruzeiro Velho, se encontra a 3º Delegacia de Polícia.



Cultura e Lazer

Além da Biblioteca Pública do Cruzeiro, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC) também integra as ações culturais na região, atuando na área de esportes e do carnaval brasiliense. O clube é o maior campeão dos desfiles de escolas de samba do Distrito Federal, além de possuir times de futebol, futsal, futebol de areia e handebol.

Referências:

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *