Um dos pontos turísticos mais famosos de Brasília é a bela Catedral. Com uma arquitetura única e mundialmente famosa, a Catedral de Brasília faz parte da história da capital e a DFimoveis.com vai te contar um pouco dela.
História
A Catedral Metropolitana de Brasília foi inaugurada em 31 de maio de 1970, ao lado da Esplanada dos Ministérios, local sugerido por Lúcio Costa. Foi construída em duas partes: a primeira, entre 1959 e 1960, foi construída a parte principal da igreja: a nave.
A Catedral foi o primeiro monumento de Brasília. Arquitetada por Oscar Niemeyer, a obra foi um dos motivos para o arquiteto ganhar o prêmio Pritzker. Com vitrais que podem ser vistos de longe, a obra também é admirada pelo fenômeno acústico das paredes: ao falar próximo a uma das paredes curvas da Catedral, é possível ouvir o som na outra ponta, a vários metros de distância, se a outra pessoa também estiver próxima à parede.
Curiosidades:
- Desde 1987 os sinos tocam no mesmo horário: às 6h, às 12h e às 18h.
- A única mulher na equipe de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, Marianne Peretti, foi a artista que fez os vitrais
- A cruz no topo da Catedral de Brasília foi benzida pelo Papa Paulo VI
- A Catedral de Brasília tem uma relação direta com o número 4. São 4 apóstolos na entrada, 4 sinos e 16 (4×4) colunas de concreto. Os mais místicos afirmam que seriam 4 anjos (3 suspensos e um quarto, que seria o anjo da guarda)
- As quatro estátuas de bronze do lado de fora da Catedral de Brasília representam os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João
- No subsolo, atrás do altar da capela, estão os túmulos destinados à sepultura dos arcebispos de Brasília
- O Papa Paulo VI doou o altar principal da Catedral de Brasília
Cheia de história e fatos interessantes, a Catedral é, com toda a certeza, um local digno de ser visitado.