COPOM (comitê de política monetária do Banco Central) na semana passada elevou a taxa Selic , uma das principais taxa básica de juros do pais, em um ponto percentual hoje em 11.75%. Você sabe o que isso quer dizer para quem deseja comprar um imóvel?
Você sabe o que é a Taxa Selic?
SELIC nada mais é do que uma taxa básica de juros, índice no qual os bancos brasileiros se baseiam e estabelecem suas próprias taxas a SELIC
definida pelo COPOM, órgão responsável pelas diretrizes da política monetária nacional. Quando a inflação sobe a taxa Selic costuma aumentar isso acontece, pois, com juros altos as pessoas tendem a comprar menos, freando a economia. Por outro lado, quando a taxa Selic cai ela impulsiona o mercado e aquece a economia.
Qual relação da SELIC com a compra de imóveis?
Na Compra de imóveis a taxa percentual da Selic influencia nos valores dos imóveis e em suas taxas de financiamento. A CAIXA é a maior financiadora de imóveis do país. Acompanhar a taxa e os juros de mercado pode ser muito positivo no momento da compra visto que o aumento SELIC pode aumentar o valor dos imóveis mas também gerar um grande reajuste para mais no valor financiado.
Aumentando a taxa Selic a taxa de financiamento também aumentará, reduzindo o crédito imobiliário do brasileiro
Mesmo com as constantes altas na Selic ainda é um momento interessante para comprar imóveis, o momento não se compara ao vivido entre 2019 – 2021, mas a tendência é que a taxa continuem subindo levando consigo preços e juros.
Veja a seguir:
Pagamento a Vista
Existe uma situação em meio a tantos aumentos que sem dúvidas vale a pena fazer a aquisição de um imóvel e essa é o pagamento a vista, é o outro lado da moeda. Por preços e juros estarem altos a demanda diminuirá com o tempo e quem possuir recursos tera maior poder de compra de imóveis.
Já conhece o melhor portal imobiliário do DF? Conheça e encontre os melhores e mais variados imóveis acessando DFimoveis.com. Se você Buscou? Achou!