O mercado imobiliário, por ser um ramo que movimenta grande quantidade de dinheiro, pode ser alvo de diversos ataques fraudulentos, o que acarreta prejuízos para todas as partes envolvidas. Diante disso, é de extrema importância que as empresas, compradores e locatários de imóveis estejam atentos e busquem adotar boas práticas que ajudem na prevenção dessas fraudes.
De forma a evitar fraudes ou outros problemas futuros, a redação da DFImoveis.com separou algumas práticas e medidas que você pode adotar na sua empresa ou na hora de comprar um imóvel.
1- Fazer uma análise do imóvel
A primeira medida a ser adotada é fazer uma análise detalhada do imóvel antes de qualquer transação. Deve-se verificar as documentações do imóvel e se há alguma irregularidade ou pendências financeiras ou judiciais que possam trazer prejuízos.
Para que essa análise seja bem sucedida, é interessante que seja realizada por um profissional treinado e capacitado. Inclusive, o treinamento é a segunda prática deste artigo para evitar fraudes no mercado imobiliário.
2- Investir em treinamento
As empresas devem investir em treinamentos de seus colaboradores para trazer uma maior segurança nas transações. Com o treinamento e capacitação adequados, o profissional conseguirá prevenir possíveis fraudes de forma eficaz.
O treinamento deve ser voltado ao ensino do profissional para que este consiga identificar as práticas fraudulentas mais comuns do mercado, além de saber como agir diante de tais situações.
3- Utilizar a tecnologia a seu favor
Algo que também ajuda a aumentar a segurança das transações imobiliárias e evitar possíveis ataques fraudulentos é utilizar a tecnologia a seu favor. A empresa pode investir em programas antifraudes, biometria facial no cadastro de clientes, além de plataformas com assinatura eletrônica que possuam autenticação.
4- Organização e checagem de documentos
Outra maneira de evitar negócios fraudulentos é ter um método de organização e checagem dos documentos do imóvel e das partes envolvidas na transação. Deve-se verificar cuidadosamente se os documentos estão em dia, se há registros em cartório e se os possíveis compradores ou vendedores do imóvel possuem histórico de fraudes e atividades ilegais.
Além disso, é necessário realizar uma minuciosa análise da situação financeira dos interessados no imóvel, verificando fontes de renda e histórico de crédito.
5- Cuidado com ofertas muito vantajosas
Para quem está em busca de um imóvel, é essencial ter bastante cuidado ao se deparar com ofertas muito vantajosas, tendo em vista que valores muito abaixo do mercado podem indicar possíveis golpes. Nesses casos, o interessado deve investigar o motivo de tal valor antes de realizar qualquer transação.
Adotando essas e outras práticas preventivas, é possível minimizar ou prevenir ataques fraudulentos no mercado imobiliário, garantindo a segurança das partes envolvidas e a credibilidade das empresas.
Siga esses 5 conselhos ponha em prática as medidas de segurança indicadas e faça bons negócios.