Com preço da energia alto, parece bobo, mas pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença na conta de luz do final do mês. Melhor ainda é que nem todas elas precisam de grandes investimentos. Melhorias e planejamento bastam. Separamos alguns conselhos que podem ajudar muito a alcançar essa economia de energia em casa, confira:
O primeiro e mais Importante conselho é simples, envolva sua família, deixe claro limites e firme um compromisso com todos os membros da casa quanto ao tempo de uso do chuveiro em temperaturas altas, peça atenção para as luzes ligadas sem necessidades nos cômodos, prefira manter o ambiente repleto de luz natural e deixe o ferro de passar roupas ligado apenas por tempo necessário. Essas são ações que possibilitam agora mesmo você começar a economizar energia em casa. A seguir serão oferecidas soluções com impacto maior na conta de energia.
1. Lâmpadas fluorescentes ou de LED
Use essas lampadas já que elas têm menor emissão de calor, maior quantidade de luz visível e maior durabilidade. Vale a pena pesquisar qual te atenderá a necessidade no ambiente que pode ser para trabalhar/estudar, cozinhar, descansar, ler, etc
3. Verifique a fuga de corrente
O isolamento Inadequado do circuito elétrico pode causar a chamada fuga de corrente. Fluxo anormal em determinados pontos que podem gerar risco e alto custo
2. Adote cores claras nos ambientes
Elas além de tornarem o ambiente maior, oferecerem um conforto térmico também iluminam o ambiente ajudando na dispersão da luz nos cômodos. Por esse motivo, recorra a cores nos ambientes da casa.
4. Cuide da temperatura interna da casa
Almofadas, Mantas, tapetes, cortinas são itens que durante o inverno podem ajudar a manter a casa aconchegante e quente e dispensar o uso de aquecedores o tempo inteiro. Esse uso gera grande economia de energia.