• 27 de março de 2024
  • Last Update 25 de março de 2024

Outubro Rosa: A prevenção é amiga do peito!

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 13% dos casos de câncer de mama no ano de 2020 no Brasil (uma estimativa de 8 mil ocorrências) poderiam ter sido contidos através da diminuição de fatores de riscos relacionados ao estilo de vida, principalmente a inatividade física. Estes dados foram divulgados na pesquisa elaborada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Comprev) do INCA e apresentada durante uma webinar sobre a temática do Outubro Rosa neste ano.

A Campanha Outubro Rosa se trata de um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e em alguns casos, também abordar sobre o câncer no colo do útero. Foi desenvolvida no ano de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, e é celebrada anualmente com o foco de promover a conscientização e informação sobre a doença, disseminar o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e colaborar para redução da mortalidade.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama se trata de uma doença ocasionada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, desenvolvendo assim, a formação de um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns possuem desenvolvimento rápido e outros crescem mais lentamente, entretanto, se tratado adequadamente e em tempo oportuno, irão apresentar um bom prognóstico.

Ele pode acometer homens também, porém os casos são mais raros, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Como prevenir?

É comprovado que cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis, dentre eles estão:

  • Praticar atividade física;
  • Manter o peso corporal apropriado;
  • Evitar o consumo de bebida alcóolica;
  • Amamentar seu bebê (Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer).
  • Não fumar e evitar o tabagismo passivo.

Tratamento, como funciona?

Em relação ao tratamento, muitos avanços vêm ocorrendo nas últimas décadas. Hoje já estão disponíveis diversas terapêuticas que ajudam nesse processo.

O tratamento do câncer de mama depende da fase em que ele se encontra e do tipo de tumor, quando diagnosticado no início, o tratamento tem maior potencial curativo. Caso a doença já possua metástases (quando o câncer se espalhou por outros órgãos), o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.

Como as mulheres podem perceber os sinais e sintomas da doença?

Todas as mulheres, independente da idade, podem conhecer seu corpo para identificar o que é normal ou não em suas mamas . A maior parte dos cânceres de mamas é descoberta pelas próprias mulheres.

Lembrando que é importante fazer o exame de rotina e a mamografia , principalmente mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária que é mais acometida pela doença.

Previna-se, olhe, conheça seu corpo.

A DF Imóveis apoia essa campanha e está aqui também para trazer informações acerca da temática. A prevenção é amiga do peito!

.

Fonte: INCA

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *