• 18 de março de 2024
  • Last Update 18 de março de 2024

Morar em Águas Claras é bom?

Saiba como é morar em Águas Claras e conheça mais sobre essa cidade

Águas Claras é a 20ª região administrativa de Brasília. Hoje, ela já ultrapassa o número de 52.014 domicílios. Em quase sua totalidade, é formada por prédios (comerciais e residenciais), inclusive, a localidade é considerada o  canteiro de obras do Distrito Federal, pelo volume de construtoras que ainda ocupam a área com novas construções.

O idealizador da cidade, o arquiteto e urbanista Paulo Zimbres, quis oferecer de forma moderna a mesma qualidade de vida do Plano Piloto. Ele proporcionou, com traços urbanísticos mais joviais, espaços para obras verticalmente maiores em comparação ao centro da capital federal.

A saber, a 20ª RA é composta pelos seguintes setores habitacionais: Águas Claras (Vertical); Setor Habitacional Arniqueiras (antigas colônias agrícolas Arniqueiras, Vereda Grande ou Veredão e Vereda da Cruz);  e Areal.

O que você irá ver neste texto


Caracterização da População Urbana

Em 2021, com base no estudo realizado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN), Águas Claras chegou ao número de 120.107 habitantes, uma redução de quase 26%, em comparação ao ano de 2018. Entre os moradores, 52,5% do público é feminino, com aproximadamente 63.056.175 mulheres.

A população de Águas Claras é mista com relação à faixa etária de seus cidadãos. As crianças (de 0 a 14 anos) e jovens (15 a 24 anos) compõem mais que 30% do público geral da região. Mas o maior público é composto por pessoas entre 25 e 59 anos, passando da metade do total. Os idosos, apesar de ter presença significante, são a minoria na região.

Das designações de cor e raça, percebe-se uma maioria composta por brancos e pardos. Enquanto, a proporção de negros é muito pequena, apenas 3,5%.

Em contrapartida, o estado civil dos domiciliados não é muito diversificado. Por exemplo, na maior parte predominam os casados (civil ou religioso), seguidos pelos solteiros e, por fim, se encontram os divorciados, separados, viúvos e pessoas de união estável.

No aspecto religioso, é possível enxergar Águas Claras como uma cidade de muitas crenças. Por conseguinte, encontram-se, preponderantemente, católicos, chegando a ser mais que a metade da população da cidade. Logo depois o grupo dos evangélicos, tradicionais ou pentecostais, são praticamente um quarto das pessoas. Mas também pode-se perceber a presença de seguidores de religiões orientais, afro e outras. Em contrapartida, apesar dessa variação religiosa, apenas 58% do público participam ativamente de suas igrejas.

Por fim, quanto ao perfil da estrutura domiciliar de Águas Claras, 35% dos moradores se declaram chefes da residência. A outra parte ou é filho, cônjuge ou parente do chefe.



Migração

Desde a sua construção, Águas Claras é um dos berços para novos habitantes em Brasília. Os nascidos no Distrito Federal, que habitam a região, chegam a quase 50,4%. Enquanto, do outro lado, encontra-se os imigrantes (49,6%).

As pessoas que migraram para a cidade vêm de diversos locais do Brasil, principalmente da região Centro-Oeste e Sugeste . Os locais de origem são variados, mas alguns se destacam pelo volume de imigrantes, como Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro.

O estouro habitacional desta região se deu após os anos 2000 – talvez por conta da oficialização como Região Administrativa em 2003.

Em virtude de os motivos para morar na capital serem variados, a maioria veio para acompanhar parentes em mudança para Brasília ou por enxergar o Distrito Federal como porta para obtenção de emprego.

Por ser uma região jovem, a população tem media 9,6 anos de moradia em Águas Claras. Mas, ainda assim, é possível encontrar moradores com mais de 10 anos de residência na cidade.

No entanto, por ter várias regiões administrativas, os habitantes de Brasília têm muita liberdade de se mudar para outras localidades. Em Águas Claras, 70% dos cidadãos vieram de outras regiões administrativas. Destacam-se Taguatinga (26%), Plano Piloto (18%) e Guará (13%).



Instrução

O nível de instrução da população é alto. Grande parte dos moradores frequentam salas de aula. O que chama a atenção é a quantidade de alunos que estudam em instituições particulares na região.

84,2% da população se declara como estudante. A maioria está matriculada em escolas particulares. (70%) Poucos são os analfabetos no local. O número é tão inexpressivo que eleva ainda mais o alto nível de escolaridade da região. Com isso, pessoas com graduação superior, especialização, mestrado ou doutorado fazem parte de quase metade da população.

Entre os alunos residentes em Águas Claras, quase 61% deles estudam na própria região administrativa. Mas há quem prefira estudar em Taguatinga, área próxima da cidade de Águas (chamada dessa forma popularmente) ou, até mesmo, no Plano Piloto.

Ainda assim, há estudantes matriculados em cursos não regulares (2%), como, por exemplo, cursos de idiomas, profissionalizantes, colégios preparatórios para vestibulares e concursos.

A XX Região Administrativa possui moradores bem conectados à rede mundial de computadores. 92,7%, para ser mais preciso, acessam a internet. Em 2021, a maioria acessava a internet por meio de celular/tablet



Engajamento Social

Engajamento Social trata-se da organização e participação dos residentes de uma determinada região em movimentos sociais. Os números não foram tão significativos quanto à presença dos residentes da RA XX nesta categoria.

Primeiramente, a população de Águas Claras não se mostra participante de movimentos sociais. O índice é tão pequeno que o destaque é dos participantes de sindicatos ou associações (4%). Além disso, quando se trata de filhos matriculados em escolas públicas, o aproveitamento do espaço para realizar atividades fora da sala de aula é praticamente nulo. Isso é agravado pela participação dos pais em reuniões ou campanhas escolares: apenas um quinto deles está presente.



Trabalho e Rendimento

Em resumo, mais da metade da população tem, em sua rotina, a execução de alguma atividade remunerada.

A maior parte da população exerce alguma função empregatícia. O restante se divide entre estudantes, aposentados e desempregados.

Em princípio, a maioria dos trabalhadores precisa ir ao Plano Piloto para trabalhar (42,3%). Isso acontece porque a maioria da população trabalha para o setor privado. Para isso, muitos utilizam automóvel particular para se locomover para o trabalho. Mas há, ainda, aqueles que preferem usar o transporte público que a região oferece (ônibus e metrô).

Por outro lado, os que ficam na região para trabalhar são uma minoria. A atividade-fim que os representa é o comércio e os serviços gerais.

A média de renda domiciliar chega a quase 11 salários mínimos (R$ 12.120,00), mas a renda per capita aponta para R$ 7.433,40. Apesar dessa renda, pouco menos que a metade da população prefere não contribuir com a previdência pública (37,5%)



Características dos Domicílios

A estimativa dos habitantes de Águas Claras está próxima de 120.107 pessoas, enquanto a quantidade de domicílios urbanos chegou a 52.014. Com esses números, é possível obter a média de moradores por residência: 2,31.

Entretanto, diante de todas as construções da região, Águas Claras é constituída por domicílios de espécie permanente. Há uma predominância de imóveis quitados ou em processo de aquisição. Por outro lado, as propriedades para aluguel representam cerca de um terço dos imóveis da região. Ainda existem imóveis de terrenos não regularizados.



Infraestrutura Domiciliar

A infraestrutura condiz com as condições de habitação de uma região. Neste quesito, são coletados dados sobre os serviços públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo.

Águas Claras é uma região com infraestrutura completa. Quase toda região recebe fornecimento de energia elétrica, esgoto e coleta de lixo. Há asfalto e rede de água pluvial para quase todos habitantes, salvo exceções das áreas rurais.

A região recebe um cuidado ímpar. Suas ruas são arborizadas e possuem jardins e parques para utilização dos cidadãos. Ainda, pode-se encontrar ciclovias e diversas áreas de preservação ambiental.

Em síntese, a cidade é segura e tranquila. Apesar da existência de muito policiamento público, há quem prefira se precaver utilizando meios eletrônicos ou empresas de segurança e monitoramento.



Posse de Bens, Equipamentos e Serviços

A posse de bens, equipamentos e serviços tem uma ligação direta com a renda familiar domiciliar. Em outras palavras, é possível dizer que as principais classes da região são A e B.

Não chega a ser por completo, mas quase todas residências possuem um carro na garagem. E, fora esse meio de transporte, muitos possuem bicicletas e, ainda, motos.

Os moradores consomem diversos bens e serviços. Dificilmente se encontra uma casa sem fogão, geladeira, máquina de lavar roupa, TV de tela plana e micro-ondas. Há ainda quem tenha telefone fixo, mas muitos possuem telefone celular pós-pago, ou, em menor escala, pré-pago.

Dos serviços contratados, quase 100% é de acesso à internet, além de existirem muitas moradias com TV por assinatura.

Poucas residências contam com empregados para a sua manutenção. Quando aparecem, há uma preponderância de empregados diaristas. Mas, em áreas mais nobres, encontra-se também os profissionais mensalistas.



Características do Responsável pelo Domicílio

Na 20ª Região Administrativa do Distrito Federal, Águas Claras, o grande percentual de responsáveis ou donos do imóvel domiciliar é do sexo masculino. Enquanto a idade média dos chefes de família está entre 36 anos a 45 anos.

Em suma, apesar de Águas Claras ser uma cidade bem diversa, seria muito simples traçar um perfil para o responsável de uma moradia. Essa representação seria de um homem branco, com mais de 46 anos, nível superior completo, trabalhando na Administração Pública e com renda aproximada de R$ 12.120,00.



Educação

Uma particularidade de Águas Claras com relação a educação é a quantidade de escolas particulares da região. A maioria dos alunos estudam em instituições privadas. Algumas delas estão listadas abaixo:

  • Colégio Objetivo
  • Leonardo da Vinci
  • Colégio Promove
  • Escola La Salle

A região dispõe de institutos de ensino técnico e superior. Os principais estão listados a seguir:

  • Uniplan – Centro Universitário Planalto do Distrito Federal
  • Universidade Católica de Brasília
  • Facnet Anhanguera
  • Escola Técnica de Brasília

As escolas de ensino público infantil e fundamental da RA estão mais concentradas nos setores de Arniqueiras e Areal.

  • Escola Classe Arniqueira
  • Centro de Ensino Fundamental Vila Areal
  • CAIC Professor Walter José de Moura
  • Centro de Educação Infantil Águas Claras
  • Centro de Educação Infantil Jequitibá

Há, também, a Biblioteca Pública de Águas Claras, que está disponível para quem deseja aproveitar o local para se dedicar aos estudos.



Transporte

Entre os meios de transporte disponíveis em Águas Claras estão o transporte público coletivo, administrado pelas empresas Piracicabana, Urbi, Marechal, Pioneira e São José, ligando o local a outras regiões administrativas do DF e com o centro do Plano Piloto.  

Região Administrativa de Águas Claras

Há, também, duas estações em atividade do metrô que cortam a localidade: Arniqueiras e Águas Claras. Essas estações fazem ponte com as cidade de Ceilândia e Samambaia, além de levar os usuários ao centro de Brasília.



Segurança

Os índices de criminalidade de Águas Claras são baixos, comparados a outras regiões administrativas. Com certeza, morar em Águas Claras é uma opção para ser considerada. A predominância das representações existentes são de furtos em veículos e contra pedestres.

Os principais estabelecimentos de segurança pública na região são:

  • 21ª Delegacia de Polícia
  • 17º Batalhão de Polícia Militar
  • Posto Policial do Areal


Saúde

A região conta dois espaço para saúde pública:

  • Clínica da Família
  • Regional de Saúde

Para quem mora em Águas Claras pode contar com postos e hospitais da região administrativa vizinha, Taguatinga.



Cultura e Lazer

Lazer e entretenimento perto de casa é sinônimo de diversão para quem mora em Águas Claras. Região dominada por restaurantes de diversas gastronomias para todos os tipos de paladares. Bares com música ao vivo ou com atrações diferenciais tiram os moradores da rotina.

Para quem gosta de se exercitar, a urbanização é tomada por praticantes de caminhada, corrida e outras atividades esportivas. Inclusive, o Parque de Águas Claras abriga diariamente os habitantes da cidade que apreciam estar perto da natureza para cuidar do bem-estar físico e mental. Além disso, é um ótimo ambiente para passeios em família.

Por fim, outra atividade muito frequente dos residentes é andar pelas quadras comerciais ou nos centros comerciais da localidade para fazer compras, o que também pode ser um programa divertido para passar o tempo.



Conclusão

Em resumo, Águas Claras é uma cidade jovem, e sua aparência deixa essa característica muito visível. Enormes edifícios residenciais modernos e elegantes tomam, cada vez mais, o céu da 20ª região administrativa do DF. O local é uma das áreas onde conforto, segurança e qualidade de vida se fazem presentes. A localidade tem estrutura para receber quem deseja conhecer e morar na capital federal, com transporte público efetivo e vias de fácil acesso para ir e vir para qualquer região do Distrito Federal. Morar em Águas Claras é como se apaixonar na primeira visita.

Referências:

Related Articles

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *