• 25 de março de 2024
  • Last Update 25 de março de 2024

Preço do m² dos imóveis em Brasília

O m² dos imóveis em Brasília é um dos mais valorizados do Brasil. Em dezembro de 2017 o valor médio da propriedade chegou a R$7.879/m². Mas não se assuste com os valores, a gente explica porque investir em imóveis no Distrito Federal é um ótimo negócio.

Por que investir na capital federal?

Brasília com apenas 58 anos de idade é famosa por seu estilo arquitetônico e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Além disso, é uma cidade reconhecida internacionalmente por sua história, infraestrutura, urbanismo e cultura. É, também, o cenário político do Brasil.

Um dos aspectos que valoriza os imóveis no planalto central deve-se pela grande concentração da população da cidade e a estabilidade devido a quantidade de moradores que atuam no serviço público. Com isso, o mercado de imóveis brasiliense está em constante movimento e muito aquecido. Além disso, há também o alto padrão e qualidade das casas e apartamentos, o que aumenta o valor de venda e compra.  

Em geral, o conhecimento sobre a área residencial e a quantidade de cômodos e dormitórios são fundamentais para atender as necessidade de quem busca um novo lar. Contudo, outros aspectos podem fazer toda a diferença na decisão de compra, por exemplo: a planta do imóvel, projeto, posicionamento solar, visão do local, segurança, lazer, entretenimento, localização, entre outras variantes.

Índice de compra e venda

No sistema imobiliário do DF, a procura crescente e a queda de oferta de médio e longo prazo, garantem grande destaque em âmbito nacional. Assim, se torna um dos mercados que mais chamam atenção e possui grande relevância para investimentos.

Para comprar imóveis em Brasília

Dentro do Distrito Federal, a região em destaque é o Noroeste. Este e outros bairros nobres dominam as primeiras posições dos imóveis com altos valores de mercado. Veja abaixo o preço médio do metro quadrado dos quatro bairros mais valorizados no DF:

Os últimos colocados na precificação do m² apresentam opções de valores mais equilibrados no mercado imobiliário da capital, sem perder a qualidade de vida. Veja abaixo o preço médio do metro quadrado mais barato no DF:

Ainda assim, o DF possui características únicas no Brasil. Sua organização e os modos como a cidade cresce são aspectos que precisam ser considerados e, por isso, estão inseridos no valor dos imóveis da cidade. Esses pontos são exemplos do porque a cidade é tão diferenciada e, ao mesmo tempo, valorizada, seja para morar ou para investir.

Por isso, para avaliar, no momento de adquirir um imóvel em Brasília, deve-se observar não somente o preço, mas nos benefícios e vantagens da região em que estão inseridas.

Para alugar imóveis em Brasília

Por outro lado, muitas pessoas preferem alugar o imóvel do que adiquiri-lo. E, quando se trata de aluguel, o preço do metro quadrado em Brasília chega a outro patamar. Veja abaixo os bairros mais procurados e seus valores de metragem respectivamente:

Essas cotações de locação colocam Brasília em terceiro lugar no ranking brasileiro das cidades com moradia mais cara, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.

Mas, em contrapartida, também há opções com preços mais acessíveis e confortáveis ao bolso do morador, como é o caso de Águas Claras. O custo médio do metro quadrado na região é de R$ 23, valor um pouco mais alto do que o Lago Sul. Entretanto torna-se uma alternativa mais barata, por conta do tamanho dos apartamentos que, em geral, são menores do que as casas do Lago Sul.

Veja abaixo as regiões que possuem o aluguel com o metro quadrado mais barato:

Qual o melhor lugar para morar em Brasília?

Para quem vem de mudança para o planalto central se depara com a seguinte dúvida: morar no centro da capital do país ou fora dele?

Para simplificar essa questão: a área central do Distrito Federal é o Plano Piloto, formada pela Asa Sul, Asa Norte e Sudoeste. Essas regiões são as mais caras do estado, por conta da sua independência, facilidade de deslocamento e conforto de alto padrão.

Já as outras regiões do quadrado central do Brasil, conhecida como regiões administrativas, o preço de compra e aluguel são mais baratos. Porém, essas áreas estão distantes do centro. Dessa maneira, torna obrigatório o uso do transporte público ou particular para se locomover ao Plano Piloto conforme sua necessidade.  

Normalmente, a procura de compra de imóveis é pelos mais caros. Principalmente na Asa Sul, Asa Norte, Noroeste, Park Way e Sudoeste. Entretanto, no quesito aluguel, os lugares mais procurados são da: Asa Norte, Sudoeste e Asa Sul. De qualquer forma, nada impede você de morar com qualidade de vida e conforto nos locais mais acessíveis financeiramente.

Então, se você ainda está pensando em investir em um imóvel no DF, a hora é agora! Pois, a perspectiva do mercado imobiliário na capital é sempre bastante promissora!

Related Articles

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *